Você já ouviu falar em cidades inteligentes? São áreas urbanas que se diferenciam pela utilização da tecnologia em favor do meio ambiente e bem-estar social.
Mas, para você ficar por dentro do assunto, preparamos este post, onde explicamos o conceito e principais características das smart cities. Confira.
Cidades inteligentes ou smart cities são áreas que melhoraram a eficiência dos serviços e infraestruturas graças às inovações tecnológicas.
A base da cidade inteligente é, portanto, a transformação digital e o uso da tecnologia IoT (internet das coisas) em diversas áreas da Administração Pública, tais como:
Todos os benefícios proporcionados pelas cidades inteligentes também significam que estas estão melhor equipadas para seguir os pilares do modelo da economia circular e desenvolvimento sustentável.
As principais características são:
O governo municipal realiza uma gestão inteligente quando coloca as pessoas em primeiro lugar. Numa smart city, o recurso mais precioso é representado por quem vive na cidade e pelas relações que se estabelecem.
A economia da cidade inteligente é colaborativa e participativa. Inovação e sustentabilidade andam de mãos dadas com o desenvolvimento não só da economia, mas também do bem-estar geral.
Os edifícios públicos e privados tornam-se mais eficientes. A economia circular torna-se predominante na gestão de todos os ativos da cidade inteligente.
De mãos dadas com o conceito de governança inteligente, a participação de baixo para cima em uma cidade inteligente torna-se principal. As pessoas que vivem na cidade são colocadas no centro, ouvidas e incluídas. A sociedade torna-se verdadeiramente participativa, atenta às necessidades de todos.
A vida cotidiana se torna mais eficiente, segura e inteligente. Saúde, educação e segurança são valores a serem assegurados para todos.
Os transportes privados e públicos tornam-se mais sustentáveis, privilegiando soluções menos poluentes e incentivando a mobilidade partilhada e ecológica.
Segundo o Connected Smart Cities, em seu ranking realizado no ano de 2022, dentre as 100 cidades inteligentes no Brasil, as que mais se sobressaem são:
Porém, mesmo com o significativo progresso tecnológico, ambiental e social, ainda há espaço para aperfeiçoamentos.
Isso porque, as melhorias são particularmente importantes, pois estão ligadas a capacidade destas áreas entregarem, pelo uso de recursos inovadores, qualidade de vida para uma população cada vez maior.
O conceito de cidades inteligentes está se tornando cada vez mais comum, cujos principais objetivos são reduzir o tráfego, diminuir a poluição e criar processos mais eficientes para proporcionar um ambiente com maior bem-estar social.
De fato, em um mundo em que a maioria das pessoas vivem em cidades, é fundamental que os centros urbanos consigam desenvolver-se ao máximo e garantir aos seus habitantes uma elevada e satisfatória qualidade de vida.
Para outras notícias e conteúdos ambientais acompanhe o Blog da Horizonte Ambiental. Assine nossa newsletter e ative as notificações para ficar por dentro das principais informações da área ambiental e sustentabilidade.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!