Os produtos controlados são aqueles que possuem alguma ameaça à segurança dos cidadãos e da comunidade, são produtos químicos que direta ou indiretamente possam ser utilizados na elaboração de drogas ilícitas. Logo, as atividades relacionadas com essas substâncias precisam ser fiscalizadas e autorizadas.
Deste modo, para realizar atividades com esses produtos químicos controlados, é necessário cumprir a legislação competente, obter alvarás, licenças e entregas de mapas de controle relatando regularmente as atividades desenvolvidas.
Mas, como realizar um treinamento para produtos controlados na sua empresa? Saiba tudo no post de hoje.
Podemos denominar substâncias controladas aquelas que representam alguma ameaça, e que estão sob controle para venda, armazenamento, transporte, compra, e consumo, pois podem ser utilizados na fabricação de substâncias ilícitas.
Baixe aqui a Lista de Produtos Químicos Controlados
Estes são controlados pela Polícia Civil, Exército Brasileiro e Polícia Federal para evitar o emprego ilegal desses produtos.
Cada órgão tem suas regras e lista de produtos químicos sob o seu mando. A Polícia Federal e o Exército Brasileiro atuam na esfera federal, enquanto a Polícia Civil atua na esfera estadual.
O controle pelas instituições é feito através de inspeções técnicas e análises de mapas dessas substâncias químicas inspecionadas, além da emissão e renovação de licenças para operar esses produto.
Muitas empresas ainda não têm ciência da necessidade de licenciar o uso de produtos controlados, e uma das razões prováveis seja a complexidade entre os requisitos e detalhes técnicos estabelecidos por cada norma.
No entanto, realizar o treinamento para produtos controlados na sua empresa, e assim, ter o conhecimento adequado da atual da legislação, evita surpresas e sustos com fiscalizações de rotinas.
Além de evitar multas, infrações, apreensão de produtos, riscos de contaminação de solo e água por armazenamento inadequado e manipulação incorreta de produtos – garantindo assim, maior segurança e adequação nas atividades com produtos químicos.
Realizar o treinamento para produtos controlados é possível através de uma consultoria ambiental capacitada.
Acionar as soluções oferecidas de uma assessoria em produtos químicos controlados é uma escolha inteligente e segura, e que pode ser considerada um investimento em sua companhia, já que impedirão transtornos como multas, perda de prazos, vencimento de licenças, etc., conservando assim, a imagem da organização, conferindo credibilidade para as partes interessadas.
Optar pelas soluções de uma assessoria ambiental capacitada, é também imprescindível devido à forte tendência mundial para as medidas Environmental, Social and Governance.
A confiança transmitida é uma qualidade importante para o sucesso de um empreendimento, especialmente em um mercado de alta competitividade.
Os consumidores tomam decisões cada vez mais criteriosas antes de comprar um produto ou serviço, analisam muitos fatores, inclusive sobre a legalidade da organização.
Portanto, manter a transparência e o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis são o ponto de partida para atingir os clientes e agregar valor ao seu produto, independentemente do segmento em que atua.
Para isso, contratar uma consultoria ambiental é uma ótima maneira de garantir que você esteja no caminho certo e cumprindo as responsabilidades legais necessárias.
Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar a ele? Faça isso por meio de um comentário, logo abaixo. E, com isso, nos ajude a aprimorar, cada vez mais, os nossos conteúdos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!