O termo “solvente” na indústria química refere-se a um produto químico utilizado para dissolver outras substâncias. Do mesmo modo, o termo “inalante” também o representa, pois significa uma substância passível de inalação, ou seja, que introduz-se no corpo por aspiração – pelo nariz ou pela boca.
Em geral, os diversos tipos de solventes são substâncias voláteis. Isso significa que eles evaporam com facilidade e podemos inalá-los também facilmente.
Paralelamente, outra propriedade dos solventes é que boa parte deles (não todos) são inflamáveis. Em outras palavras, podem pegar fogo com mais facilidade.
Em suma, muitos produtos que se vendem no comércio, como lacas, adesivos, tintas, diluentes, gasolina, removedores, etc., apresentam estas características.
O solvente é um líquido utilizado para dissolver outras substâncias, podendo também ser um sólido ou um gás.
O conceito basicamente consiste em utiilizar uma substância que se apresenta em maior quantidade (solvente) para dissolver uma substância em menor quantidade (chamada de soluto), em uma solução ou mistura.
Podemos citar alguns exemplos de solventes capazes de serem utilizados na preparação de drogas, sendo: Acetato de Etila, Acetona, Cloreto de Etila, Cloreto de Metileno, Clorofórmio, Éter Etílico, Metiletilcetona (MEK), Tolueno e 1,2-Dicloroetano.
Esses produtos químicos são fiscalizados e precisam de licença da Polícia Federal e Polícia Civil para a sua utilização, comércio, transporte, armazenamento, importação, exportação, entre outras atividades praticadas por empresas.
Gostaria de saber quais são os produtos químicos controlados pela Polícia Federal, Polícia Civil e Exército? Clique aqui e faça sua consulta de forma gratuita.
Os riscos dos solventes, na maioria das vezes, são gravíssimos. Os efeitos das suas inalações surgem dentro de apenas alguns segundos ou minutos. Após a inalação, desaparecem após 15 ou 40 minutos, deixando um rastro de terríveis danos à saúde.
Por isso mesmo, com relação aos usuários, sabemos que o mais comum é que os seus usos repitam-se várias vezes ao longo de um dia. Isso é importante para que a sensação dure por mais tempo.
Em suma, os riscos dos solvente vão desde excitação inicial até casos de depressão, podendo ocorrer também eventos alucinógenos em casos mais graves.
Se a sua empresa gera esse tipo de resíduo, você deve tomar alguns cuidados para não sofrer sanções e penalidades.
Resíduos de solventes, são resíduos perigosos (Classe I) e devem ser devidamente armazenados em locais cobertos, em pisos impermeáveis, e recipientes adequados.
Para a destinação correta desse tipo de resíduo a empresa geradora deve realizar a emissão do CADRI – Certificado de Destinação de Resíduos de Interesse Ambiental pela CETESB.
Outro documento necessário é o MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos por parte da empresa geradora, transportadora e armazenadora temporária.
O correto gerenciamento dos resíduos sólidos da sua empresa possibilita maior segurança e conformidade ao seu negócio. Esse gerenciamento pode ser feito através da elaboração de um documento técnico chamado PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Como vimos, o solvente é amplamente utilizado pela indústria de diferentes segmentos. Mas a manipulação, armazenamento e descarte inadequado do material ainda é considerado o seu principal drama.
Infelizmente, ainda realizamos o armazenamento e descarte desse tipo de resíduo de forma incorreta. Desta forma, estes produtos químicos podem infiltrar no solo e atingir a água subterrânea gerando contaminações.
Se a sua empresa utiliza esse tipo de produto em seu processo produtivo você pode realizar uma avaliação ambiental e após uma investigação ambiental para constatar se há ou não a presença de contaminação no local.
Em suma, os impactos ambientais ocasionados por contaminações por solventes podem ser graves. Podemos ter impactos na saúde de trabalhadores do local, bem como na população residente do entorno da área contaminada por inalação, ingestão ou contato dérmico com este tipo de substância. Além disso, também podemos ter impactos ambientais na fauna e flora do local.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental.
Então, gostou do post de hoje sobre solvente? Se tiver alguma dúvida, sugestão, deixe nos comentários abaixo, a sua opinião é muito importante para nós. E aproveite ainda para ler outros artigos do nosso blog. Até a próxima!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!