Analista ambiental: o que faz e quais são as áreas de atuação 

O analista ambiental é o profissional responsável por estudar e analisar dados, atividades e impactos ambientais, seguindo as legislações e atuando de acordo com órgãos públicos de regulamentação. Além disso, é responsável por sugerir programas de melhorias sustentáveis, sendo necessário conhecimento das frentes de atuação da empresa, tanto quanto os resíduos que são gerados.  

O cotidiano de um analista consiste em analisar dados das atividades exercidas pela empresa, qualquer que seja a área que esta atua, de modo a saber quais podem ser os impactos que são causados por esses. Todas as práticas devem estar de acordo com a legislação vigente e direcionadas para metas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem ganhado notoriedade em eventos como a COP30, realizada esse ano (2025) no Brasil.  

Qual curso precisa para ser um Analista Ambiental? 

Analistas ambientais podem ter formações em áreas relacionadas ao meio ambiente, tais como Ciências Ambientais, Biologia, Engenharia Ambiental, Geografia, Ecologia, Tecnologia em áreas correlatas e outras áreas afins. Durante a graduação existem matérias com foco em legislações, análises de solo, ar e água, uso de ferramentas de geoprocessamento e gestão de recursos naturais, essenciais para quem pretende trabalhar na área.  

O estudo não pode se reservar à graduação, porque a área tem se renovado e avançado constantemente, com novas tendências em conferências, workshops, palestras e cursos realizados frequentemente.  

Quem precisa do EVA? 

EVA, Análise de Viabilidade Ambiental, é um dos estudos realizados pelo analista ambiental. O estudo é feito a partir da coleta de dados de campo, seguido com a análise dos impactos pelo profissional, que, em seguida, desenvolve um plano de medidas para mitigar, minimizar ou eliminar os impactos negativos. O relatório final conta com todos esses passos, assim como com alternativas e opções para tornar o projeto mais sustentável.  

Esse processo é necessário para empresas que atuam e impactam significativamente o meio ambiente, como no setor de construção, mineração, agricultura, energia e que geram resíduos poluentes, por exemplo.  

Áreas de atuação do Analista Ambiental 

Além do EVA, a atuação de um analista abrange licenciamentos, fiscalizações, monitoramentos, gestão de recursos naturais, áreas protegidas, atividades exploratórias e muito mais. Dentre o setor público e privado existem consultorias, políticas públicas, educação ambiental, gestão de resíduos, projetos de sustentabilidade, coleta de amostras e dados e diversos outros serviços que vão do escritório ao campo.  

A necessidade de um departamento que lide com todas as atividades da sua empresa, desde a primeira matéria prima que chega até o último resíduo a ser descartado, pode ser um trabalho cansativo. Confiar em um profissional completo e com experiência é essencial, por isso a Horizonte Ambiental conta com um time de especialistas no assunto. Em um mercado com ampla área de atuação e alta complexidade é sempre bom ter quem entende do assunto auxiliando nos processos, por isso, nossa equipe está sempre atenta as especificações de cada cliente. Você foca no seu produto e deixa a regulamentação com a gente.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

PRECISA DE AJUDA?

Fale já com um Especialista Ambiental!

Artigos Relacionados