Os Sistemas Agroflorestais são formas de uso ou manejo de culturas agrícolas consorciadas com espécies arbóreas que podem ser utilizadas para a preservação do solo e recuperação de áreas que estão degradadas.
Através de tecnologias específicas é possível minimizar possíveis danos, limitações de terreno e otimizar a produção da atividade agrícola. Por isso, o uso de árvores é fundamental para a recuperação das funções ecológicas.
Os métodos utilizados pelos sistemas agroflorestais são fundamentais para restabelecimento de boa parte das relações entre as plantas e os animais, portanto, detalharemos mais sobre o referido assunto.
O sistema agrícola convencional prejudica drasticamente a regeneração natural e o plantio. Além de reduzir a diversidade da forma de superação ecológico do uso da terra.
Visto que muitas vezes para realizar o plantio de algumas culturas, existe um desmatamento com o intuito de aumentar a produtividade em curto prazo. Além de outros danos causados por utilização de venenos para controle de pragas.
No entanto, os SAF’s se diferenciam por utilizarem componente arbóreo ou lenhoso, cuja presença influencia fundamentalmente a estrutura e a função do sistema.
Os sistemas agroflorestais são classificados conforme seus aspectos funcionais e estruturais:
Entre os produtos e serviços ofertados estão:
A importância não há como ser respondida de forma única, porém estabelecendo critérios específicos ou objetivos a serem atingidos, esta pode encontrar muitos argumentos que a fortalecem.
Podemos mencionar como objetivos a serem atingidos: a questão da produtividade das culturas, restauração de serviços ambientais e a resistência a pragas e doenças.
A ideia principal é utilizar a natureza a favor da natureza, evitando que possíveis intervenções possam prejudicar o meio ambiente. Sendo assim, compreender quais as formas corretas de se utilizar é o ideal.
Visto que utilizar determinadas espécies para beneficiar o cultivo de outra é uma forma sustentável e inteligente de incentivar o agricultor ao uso desse sistema.
Por assim dizer, quando colocamos determinadas espécies que podem beneficiar o solo, ou mesmo, possam diversificar o plantio de outras culturas, melhorando assim a forma de ganho de um determinado agricultor.
Tendo em vista que muitos agricultores focam em apenas uma cultura e se beneficiam apenas desta, o que pode ocasionar, em caso de perdas, um grande prejuízo para este.
No entanto, diversificando as culturas, além de o agricultor poder utilizar diversas épocas para o plantio e o seu cultivo, não ficando aguardando apenas por uma colheita, irá beneficiar o próprio solo, tornando-o mais fértil.
Desta forma, que compreendemos que os Sistemas Agroflorestais podem beneficiar de diversas formas não só os grandes agricultores, mas os pequenos também.
Ainda com dúvidas? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!