Na atual época em que vivemos, em um mundo cheio de exigências ambientais, a vida útil de uma empresa se deve muito ao gerenciamento ambiental e renovar a licença de operação não ficaria de fora dessas obrigações ambientais.
Todavia, dentro de um Sistema de Gestão Ambiental, integrado ao Sistema de Qualidade, a garantia da legalidade de suas atividades passa a ser prioridade.
Entender a importância do processo de licenciamento, Renovação de Licença de Operação e o cumprimento de suas condicionantes ambientais é o “kit de sobrevivência industrial” deste novo milênio.
O empreendedor, antes de solicitar a sua licença de operação, precisa verificar se ela deve ser feita pelo município ou pelo estado. Para isso, ele pode acessar o site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente para verificar a lista, consulte aqui. Se o município estiver apto a realizar o licenciamento, a solicitação deverá ser feita no órgão ambiental municipal.
Então, após verificar que o licenciamento será estadual, o empreendedor, através de seu consultor ambiental, deverá seguir os roteiros para obtenção de Licença Prévia ou Licença Prévia e de Instalação concomitantes, Licença de Operação ou ainda, Renovação de LO CETESB acessando o Portal de Licenciamento Ambiental através deste link. Lá ele fará a classificação de sua atividade e terá acesso à lista de documentos necessários para o licenciamento.
Será necessário preencher um formulário nesse portal escolhendo o objetivo da solicitação. Depois de reunir a documentação necessária e efetuar o pagamento da taxa de análise e expedição, a documentação deverá ser enviada por meio do sistema e-ambiente.
Por que é tão importante o licenciamento ambiental? É o que veremos adiante, mas primeiro vamos considerar alguns impactos causados pela indústria.
Qualquer atividade humana gera impactos, uns menores que os outros, mas é inevitável a geração de resíduo e o consumo de insumos naturais. Vejamos alguns dos impactos causados pela atividade industrial.
A introdução de químicos ou alteração do ambiente do solo pela ação humana é o que causa a poluição do solo.
O despejo incorreto de resíduos sólidos, o uso de agrotóxicos e fertilizantes, bem como o desmatamento estão entre os principais causadores da poluição do solo, uma vez que reduzem a fertilidade dele e causa erosões.
Por consequência, a água que está na superfície do solo ou abaixo dele, também sofre contaminação.
É interessante notar que os sistemas que mantém a vida em nosso planeta estão todos conectados, ou seja, se há contaminação do solo, haverá também da água e logo em seguida, prejudicará a saúde de inúmeros seres vivos que dependem dessa água, inclusive nós, os seres humanos.
É um dever da indústria cuidar de seus resíduos e efluentes tornando suas atividades sustentáveis, ao invés de nocivas ao meio ambiente.
A licença de operação ajuda a manter esse controle. Assim, a indústria que gera efluentes não domésticos precisa tratá-lo antes de lançar na rede coletora de esgoto ou corpo hídrico. Para tanto, é preciso fazer a regularização destes lançamentos.
Saiba mais acessando o site do Portal do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica.
A geração de resíduos sólidos, que também é um tema debatido em processo de licença de operação, é um entrave em todas as organizações ao redor do globo terrestre, pois muitas delas não sabem como gerir o seu resíduo e acaba fazendo a destinação de maneira incorreta.
Para corrigir isso, o primeiro passo é identificar quais são os resíduos gerados, fazendo uma separação e classificação. Depois é preciso fazer a destinação correta. Os recicláveis destinados às cooperativas, os comuns à coleta pública e os perigosos e/ou contaminados às empresas especializadas e devidamente licenciadas que farão o destino correto.
A empresa que busca estar em dia com a sua licença de operação, precisa manter o controle de emissões.
Há empresas qualificadas que fazem medições em fornos e chaminés para averiguar o grau de poluição e quais os melhores procedimentos mitigadores e quais as formas adequadas de se fazer isso.
Esta consultoria é primordial para as indústrias que precisam atingir um determinado padrão para continuarem a operar legalmente.
As empresas devem ficar atentas também a sua frota de veículos, fazendo as manutenções periódicas para evitar que elas contribuam negativamente para a qualidade do ar.
As intervenções em áreas de preservação permanente e supressão de vegetação precisam ser muito bem estudadas, pensando na sustentabilidade e compensação posterior.
O licenciamento ambiental para Renovação da LO é um processo muito importante que ajuda a traçar os caminhos da legalidade, e mais que isso, delineia as ações que devem ser tomadas para a preservação do meio ambiente.
Trabalhar com a licença ambiental vencida pode acarretar muitas dores de cabeça para o empreendedor, que poderá sofrer uma autuação e consequentemente ser multado e ter suas atividades embargadas, máquinas apreendidas, etc. Então é sempre bom ficar atento em quando se deve renovar a licença de operação.
Da mesma forma que exercer as atividades sem licença, se o prazo para a Renovação de LO exceder, poderá também sofrer as mesmas sanções, como multas e ainda perder o direito a ela, precisando reiniciar todo o processo de licenciamento ambiental.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!
2 Comments
Excelente post, muito didático. As empresas precisam ter a consciência ambiental em relação as licenças ambientais, pois é de grande importância estar em dia com a legislação ambiental, assim muitos impactos ambientais serão evitados.
Olá, Carla! Agradecemos o seu comentário no artigo sobre “Como renovar a licença de operação da sua empresa?”.