Se você possui e/ou administra uma empresa, com certeza já ouviu falar sobre as boas práticas que ela deve ter em relação ao meio ambiente, ou a consciência ambiental, e é sobre isso que falaremos no texto de hoje, vamos lá?
A administração de uma empresa envolve a melhora e o aumento (caso já haja) da consciência ambiental, visto que precisamos cuidar do nosso meio ambiente da melhor forma possível, começando em casa e levando isso para as nossas empresas, de maneira geral.
Caso você esteja pensando em algumas medidas eficazes para melhorar e aumentar a consciência ambiental da sua empresa, o primeiro passo dessa jornada é possuir uma equipe com força de vontade, e que simpatize com a ideia da consciência ambiental.
A sua empresa é formada por sua equipe, incluindo você, e todos precisam estar em harmonia.
Não tem como implantar novas medidas, seja para melhorar a consciência ambiental ou para qualquer outra finalidade, se a sua equipe não pensa da mesma maneira que você.
Dito isso, é interessante ressaltar que as mais simples ações diárias fazem toda a diferença no dia a dia, e a longo prazo, demonstrando então a sua preocupação, e da sua empresa, com o meio ambiente.
Pensando nesse cenário, separamos hoje algumas dicas que podem ajudar você nessa meta de melhorar ou aumentar a consciência ambiental da sua empresa.
Hoje em dia, muito se comenta acerca da consciência que temos em relação ao meio ambiente, principalmente porque as pessoas estão cada vez mais rigorosas em relação a esse tema.
No cenário atual, as empresas que não seguem os devidos cuidados com o meio ambiente não são bem vistas pelo público, então, você responsável por sua empresa deve estar atento.
A expressão “consciência ambiental” é muito utilizada nos tempos atuais, principalmente em razão dos movimentos sociais que têm como premissa a proteção ambiental, a exemplo da Conferência de Estocolmo ou a Rio 92.
Falar em consciência ambiental é falar sobre a sua aptidão em entender de que forma funciona o meio ambiente e qual a sua importância para a nossa vida, que é enorme.
Por outro lado, essa não é a única finalidade da consciência ambiental, visto que ela também tem como objetivo a capacidade de dissertar sobre as consequências de nossas ações diárias, e como isso impacta no meio ambiente.
Os indivíduos que possuem, e exercitam, a consciência ambiental, de fato são mais críticas sobre o prejuízo causado com as nossas atitudes, em especial em decorrência da exploração que fazemos de forma diária.
Porém, a consciência ambiental também prega que não basta a teoria, ser uma ideologia, é preciso mais. A consciência ambiental se deflagra como as atitudes benéficas à sociedade, capaz de transformar as pessoas.
As ações, decorrentes da consciência ambiental, possuem como finalidade a mobilização de grupos ou pessoas, em busca de maiores soluções, evitando a degradação frequente ambiental, afinal, se nós causamos, nós podemos reverter.
A fim de acelerar essa conscientização ambiental, os órgãos federais responsáveis pelos cuidados ambientais criaram alguns dispositivos legais, a exemplo da Lei de nº 6.938/1981, Lei de nº 9.605/1998, a Lei nº 9.795/1999 ou a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Claro que, além dos exemplos citados acima, o governo federal também encontra outras formas para conscientizar a população, a exemplo de ferramentas de marketing, cartilhas, manuais, artigos (científicos ou não) e outras medidas.
Conscientizar uma população não é nada fácil, e por esse motivo o melhor caminho é começar pelas empresas, assim o público consumidor pode se inspirar e praticar em seu dia a dia.
Como falamos acima, existem diversas formas para melhorar e aumentar a consciência ambiental na sua empresa, e dentre essas variadas maneiras, separamos alguns exemplos que você pode praticar, tais como:
– A conscientização é o primeiro passo: a conscientização, não apenas ambiental, surge de dentro, então a sua equipe precisa estar em harmonia com o seu diálogo. Caso contrário, você não conseguirá avançar com as medidas.
A fim de melhorar essa conscientização ambiental, o seu primeiro passo na empresa deve ser conscientizar a sua equipe, ensinando a eles (ou em forma de capacitação coletiva) como utilizar os recursos da maneira mais consciente possível.
Logo, a sua estratégia deve ser de educação ambiental, conscientizando e engajando a sua equipe a passar por um processo de caráter informativo e formativo, cujo objetivo será despertar o senso reflexivo entre seus colaboradores em sua relação com o meio ambiente.
Com a conscientização construída dentro de sua empresa, você vai perceber que a sua equipe estará pautada em atitudes para conservar a natureza, e o discurso da companhia mudará completamente, fazendo com que a sua equipe goste do local de trabalho.
Essa conscientização ambiental pode ser usada como forma de instrumento para solucionar todos os problemas, ou pelo menos a maioria, como por exemplo com resíduos sólidos, em todo o seu processo (geração, coleta, transporte e destino final).
– Você precisa capacitar a sua equipe: agora, a sua preocupação deve estar voltada para a capacitação de sua equipe, pois de nada adianta ter um discurso muito bom sem as ações práticas sobre o tema.
Dentre os desafios enfrentados por uma empresa no processo de conscientização ambiental, o que mais costuma ser relatado é a capacitação dessa companhia frente ao assunto.
Dessa maneira, a fim de melhorar e aumentar a conscientização ambiental na sua empresa, adote uma estratégia de programas voltados para a preservação ambiental, formando e capacitando os seus colaboradores.
Inclusive, é interessante ressaltar que, na sua equipe, precisa ter um profissional cuja atuação principal seja como agente de multiplicação, que assuma o controle.
Esse profissional citado acima, primordial na sua empresa, terá como função o desenvolvimento de ações voltadas para a preservação ambiental na sua companhia.
Alguns dos exemplos que podemos citar, de forma prática, é que esse profissional pode elaborar um programa de coleta seletiva para tratar adequadamente os resíduos existentes e dar a eles a correta destinação, priorizando o ambiente.
– Tenha sempre ações que faça a equipe se interessar pelo assunto: sabemos que a conscientização ambiental não é fácil de aumentar ou melhorar, então é necessário apostar em meios eficazes para isso, despertando em sua equipe o desejo e interesse de entender e fazer parte disso.
Isso se torna um desafio ainda maior quando os recursos financeiros estão escassos, porém claro que têm diversas opções, de baixos custos, com a premissa de despertar o interesse pela conscientização ambiental, aproximando os colaboradores a essa ideia.
Alguns exemplos dessas ações são as gincanas, as oficinas ambientais ou festivais simples de cultura. Tudo que possa estimular a sua equipe para priorizar sempre o meio ambiente.
Esses exemplos citados acima são algumas das medidas que você pode adotar para introduzir aos poucos a ideia de conscientização ambiental na sua equipe, inclusive, incentivando-os para participarem de programas que já existente e que versem sobre o tema.
Além disso, uma outra maneira de melhorar essa conscientização ambiental é em discussões sobre o assunto através de fóruns, próprios para discussão, mas também em seminário ou eventos, e principalmente em cursos de capacitação.
– Procure divulgar a ideia para mais pessoas: na sua estratégia para melhorar ou aumentar a conscientização ambiental, é necessário também divulgar essa ideia para que chegue em mais pessoas, afinal esse é o propósito maior dessa ideologia.
E dentre as maneiras de divulgar essa ideia é utilizar-se de propostas inovadoras, ou produtos/serviços da sua empresa, a fim de atrair um maior público que simpatize com essa ideia e valorize a conscientização ambiental.
Você deve criar ações de marketing verde e campanhas ou materiais para divulgação, a exemplo dos folhetos ou cartazes, conscientizando não apenas a sua equipe de colaboradores, mas também o seu público.
– Dê a sua empresa a infraestrutura que a sua equipe merece: dispor das boas maneiras ambientais é imprescindível, entretanto, a infraestrutura também é primordial, claro que colocando sempre o meio ambiente em primeiro lugar.
Os processos dos programas ambientais, acondicionamento/armazenamento adequado para os resíduos, bem como o seu transporte e disposição final só darão certo em sua empresa caso você forneça a infraestrutura correta e adequada.
Por esse motivo, pesquise antes sobre como você pode implantar em sua empresa a infraestrutura adequada, pois sem isso o seu trabalho se tornará muito mais difícil, além de desestimular a sua equipe.
– Divulgue os benefícios da consciência ambiental: a conscientização da sua equipe será fundamental no que se refere à participação dos seus funcionários, componentes da equipe, como um todo.
Dessa forma, divulgar os benefícios da consciência ambiental pode ser uma forma de estimular a sua equipe a adotar, de forma permanente, as medidas favoráveis ao meio ambiente.
Dentre todos os benefícios da conscientização ambiental que você pode divulgar, não só para a sua equipe, mas através das redes sociais, podemos citar as seguintes vantagens:
– Redução drástica do consumo dos recursos tidos como matéria prima virgem;
– A busca por melhorias e adequações ambientais;
– Possibilidade de ganho de novos mercados e atendimento de grandes empresas;
– Diminuição da poluição do solo, e também da água e do ar;
– Gerar receita para pequenos e micro empresários;
– Gerar receita para o comércio de recicláveis e sucateiros da sua região;
– E, por fim, estimula toda a concorrência, pois os consumidores estão em busca de empresas que tenham atitudes conscientes com o meio ambiente.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com a nossa equipe de consultores ambientais!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!