Muitos empresários desconhecem, que alguns produtos químicos, são controlados para evitar a sua aplicação indevida. E que a fiscalização é feita por órgãos reguladores: Polícia Civil, Polícia Federal e Exército.
No entanto, essas informações são importantes para obter licenças e regularizar as atividades de acordo com a legislação vigente.
É uma licença emitida pela Polícia Federal destinada a quem manipula produtos químicos controlados, por cumprir todos os requisitos legais.
De acordo com a Lei 10.357/2001 e a Portaria MJSP 204/2022. A Polícia Federal faz a fiscalização e controle, desde, por exemplo, a fabricação e produção, passando pela compra, remessa, transporte, até o reaproveitamento e reciclagem.
A solicitação da licença da Polícia Federal para operações com produtos químicos é realizada por meio do sistema Siproquim2, disposto pela própria PF. Para acessá-lo é preciso ter certificado digital (e-CPF para pessoa física e e-CNPJ para pessoa jurídica)
Veja a documentação necessária:
Confira a documentação para Pessoas Físicas (Pesquisador Científico ou Produtor Rural):
São inúmeros os produtos químicos controlados pela PF, alguns destes são:
Acetato de Etila, Bicarbonato de Potássio, Cloreto de Etila, Cloreto de Amônio, Ácido Acético, Ácido Clorídrico, Ácido Fórmico, Cafeína, Ácido Sulfúrico, Butilamina, Acetona, Tolueno, Permanganato de Potássio, entre outros.
Se desejar, você pode conferir a lista completa dos produtos químicos controlados pela Polícia Federal, clicando aqui.
Em suma, os serviços de consultoria ambiental são de grande importância, inclusive para assessorar empresas e atividades na aquisição da licença da Polícia Federal para químicos controlados, que são: Certificado de Licença de Funcionamento (CLF), Certificado de Registro Cadastral (CRC) e, casualmente, a Autorização Especial (AE).
Ao obter uma assessoria ambiental competente, esta irá garantir que a sua empresa ou atividade, atenda a todos os padrões ambientais vigentes e assim, mantenha-se legalmente habilitada.
Alguns produtos controlados são extremamente perigosos porque podem ser modificados e/ou usados para fins ilegais. Portanto, como vimos, esses estão sujeitos a inspeções constantes.
A licença é, assim, uma autorização concedida pela Polícia Federal aos empreendimentos que desejam manipular produtos químicos controlados, dentro da lei.
Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar a ele? Faça isso por meio de um comentário, logo abaixo. E, com isso, nos ajude a aprimorar, cada vez mais, os nossos conteúdos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!