Meio ambiente é a soma total de terra, água e ar, bem como as inter-relações entre si e também com os seres humanos e outros organismos vivos. A ciência ambiental é o campo interdisciplinar e requer o estudo das interações entre os componentes físicos, químicos e biológicos do meio ambiente, com foco na poluição e degradação ambiental.
A consultoria ambiental envolve um conjunto de estudos ambientais de assunto multidisciplinar, onde diferentes aspectos são tratados em uma abordagem holística. Os estudos de ciências do meio ambiente compreendem vários ramos, como química, física, ciências da vida, ciências médicas, agricultura, saúde pública, engenharia sanitária, geografia, geologia, ciências atmosféricas, etc.
É a ciência dos fenômenos físicos no meio ambiente. Estuda as fontes, reações, transporte, efeito e destino de poluentes e atividades antrópicas no ar, água e solo e o efeito da mesma sobre o ser humano. É a ciência que lida com o estudo de processos no solo, na água, no ar e em organismos que levam à poluição ou danos ambientais e a base científica para o estabelecimento de um padrão que pode ser considerado aceitável como limpo, seguro e saudável para seres humanos e ecossistemas naturais.
As conclusões de um consultor ambiental nos conscientizam sobre a importância da proteção e conservação de nossa mãe terra e sobre a destruição causada pela liberação de poluentes no meio ambiente. O aumento da população humana e animal, indústrias e outras questões tornam a sobrevivência complicada. A crescente população humana e maior consumo de recursos naturais tornou o sistema mais complexo no dia-a-dia, ameaçando a sobrevivência da humanidade na Terra. Os estudos ambientais se tornaram significativos pelos seguintes motivos:
1. Questões ambientais estão sendo globais: É bem reconhecido que questões ambientais como aquecimento global e esgotamento de ozônio, chuva ácida, poluição marinha e biodiversidade não são apenas questões nacionais, são questões globais e, portanto, exigem esforços e cooperação internacionais para resolvê-las.
2. Desenvolvimento e meio ambiente: O desenvolvimento leva à urbanização, crescimento industrial, sistemas de telecomunicações e transporte, agricultura e moradias de alta tecnologia, etc. Quando o Ocidente se desenvolveu, o fez talvez ignorando o impacto ambiental de suas atividades. O desenvolvimento dos países ricos têm efeitos indesejáveis no meio ambiente de todo o mundo. É necessário conciliar o desenvolvimento com a preservação e melhoria do meio ambiente. Emissões gasosas com menores concentrações de poluentes, cidades com gestão e destinação adequada de resíduos sólidos e indústrias com liberação de esgotos tratados que não poluam os recursos hídricos.
3. Aumento explosivo da poluição: O censo mundial reflete que uma em cada sete pessoas neste planeta vive na Índia. Evidentemente, com aproximadamente 18% da população mundial e apenas 2,4% de sua área terrestre, há uma forte pressão sobre os recursos naturais, incluindo a terra. Especialistas em agricultura reconheceram problemas de saúde do solo, como deficiência de micronutrientes e matéria orgânica, salinidade do solo e danos à estrutura do solo.
A maioria das indústrias pode utilizar consultores ambientais. Empresas do ramo de construção civil, mineração, agricultura, manufatura e até algumas redes de varejo recorreram à experiência de consultores ambientais para auditar, mitigar e prevenir o impacto de suas atividades no meio ambiente. Quer as empresas tenham decidido “ficar ecológicas” como estratégia de marketing ou como estratégia de prevenção para evitar multas e problemas legais, os consultores ambientais são fundamentais em todo o espectro econômico no atual ambiente de negócios, uma vez que são propostas rotinas de atuação que reduzem o consumo de água, energia e recursos naturais.
Um consultor ambiental pode fornecer informações e conhecimentos sobre questões, incluindo:
Um consultor ambiental em meio ambiente é especialista em ciências naturais. Eles se concentram no uso de suas habilidades e conhecimentos para ajudar a proteger e melhorar o meio ambiente, além de causar um impacto positivo na saúde e no bem-estar humanos.
As funções potenciais de trabalho do especialista ambiental incluem:
Apesar dos exemplos dados acima, as funções de um especialista em meio ambiente podem variar bastante, dependendo do empregador, onde trabalham e muito mais.
Trabalhar como especialista de meio ambiente pode ser incrivelmente gratificante, mas o fato é que não é para todos. Existem certas características pessoais que podem ajudar a melhorar a capacidade de realizar bem o trabalho. Boas áreas para se fortalecer incluem o seguinte:
Bilogia e engenharia ambiental são as duas formações educacionais mais comuns para consultoria ambiental. Essas formações abrange de maneira ampla muitas das principais disciplinas científicas essenciais para as avaliações e análises ambientais, incluindo química, biologia, geologia e física (qualquer uma das quais, individualmente, ainda seria excelente para este trabalho). Coletivamente, essas disciplinas fornecem a estrutura educacional para a maior parte da proficiência técnica de um consultor ambiental.
Agora você já sabe quais passos deve seguir e dicas valiosas para atuar como consultor ambiental em diferentes áreas e segmentos.
Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar a ele? Faça isso por meio de um comentário, logo abaixo. E, com isso, nos ajude a aprimorar, cada vez mais, os nossos conteúdos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!