A ATTIPP do IBAMA, Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos é um documento emitido pelo Ibama e, desde 10 de junho de 2012, obrigatório para o transporte marítimo e interestadual (terrestre e fluvial) de produtos perigosos.
No entanto, para solicitar a ATTIPP, deve-se primeiramente obter o Certificado de Regularidade do IBAMA, afim de comprovar a regularidade ambiental da empresa.
No artigo de hoje, vamos detalhar o que é a ATTIPP do IBAMA, o seu processo de obtenção e quais atividades exigem essa autorização. Aproveite a leitura.
A ATTIPP tem como objetivo autorizar e regulamentar o transporte interestadual terrestre e marítimo de produtos perigosos.
A ATTIPP é regulamentada pela Instrução Normativa IBAMA nº 05, de 9 de maio de 2012 – criada com o desígnio de detalhar os procedimentos, exigências e critérios para a obtenção de autorizações ambientais e o cumprimento das obrigações legais por parte das instituições que realizam atividades potencialmente poluidoras ou que utilizam recursos naturais.
Para obter a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos, você deve seguir alguns passos:
1. Cadastro no IBAMA
A Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos será emitida apenas para pessoas jurídicas e físicas que preencham os requisitos para emissão do Certificado de Regularidade Ambiental, em conformidade com as regras do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP).
É necessário que a companhia tenha selecionado no CTF/APP a “Categoria 18” (Transporte, Terminais, Depósitos e Comércio) e, pelo menos, umas das seguintes atividades: “18-01 Transporte de Cargas Perigosas”; “18-14 Transporte de Cargas Perigosas – Resolução Conama n.º 362/2005”; “18-20 Transporte de Cargas Perigosas Protocolo de Montreal”; “18-63 Transporte de Cargas Perigosas – Marítimo”; “18-74 Transporte de Cargas Perigosas – Transporte de Resíduos Controlados Perigosos”.
2. Solicitação da Autorização
A solicitação da ATTIPP será feita através do sistema online do IBAMA. Nele você deve fornecer informações detalhadas sobre os itens perigosos que serão transportados, incluindo a quantidade, tipo de transporte, e o trajeto do transporte.
3. Documentação Necessária
Prepare a documentação exigida, que pode incluir:
4. Pagamento da Taxa
Efetue o pagamento da TCFA referente ao CTF/APP para emissão da ATTIPP do IBAMA. O valor pode variar dependendo do porte de empresa.
5. Análise e Emissão
Após o preenchimento das documentações necessárias e se tudo estiver em conformidade, a autorização será emitida.
A autorização é obrigatória para todas as transportadoras que fazem o transporte interestadual de produtos perigosos – isso inclui as que utilizam veículos, trens, embarcações e aeronaves.
Para aqueles realizados dentro de um único estado, as regras de licenciamento ou autorização ambiental são determinadas pelo órgão estadual de meio ambiente competente.
Como vimos, o processo para obter a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos é complexo, com muitas exigências legais e burocráticas. Por isso, ter o apoio de uma consultoria especializada faz toda a diferença para instituições que precisam lidar com o licenciamento e as autorizações ambientais.
Com uma consultoria, você conta com especialistas que asseguram que sua empresa esteja em conformidade com as normas, evitando complicações como multas e outras penalidades.
Então, clique aqui, e converse agora com os consultores da Horizonte Ambiental.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!