A educação é o suporte para muitas atitudes que envolvem, especialmente, um maior cuidado com o ambiente ao nosso redor. Por isso, quando se fala em meio ambiente pensamos logo em projeto de educação ambiental e não podemos subestimar o poder da educação.
A educação ambiental deve ser estimulada pelo poder público. Afinal, ações públicas efetivas de gestão ambiental, com o apoio da legislação, são necessárias para que tenhamos um planejamento real de políticas públicas destinada a proteção e a conversação de espaços ambientais.
A educação ambiental deve ter o objetivo de despertar em nós, a consciência de que precisamos nos comprometer com o ambiente no qual vivemos.
Quando a educação ambiental existe em um determinado local e cumpre esse objetivo, ela forma cidadãos mais conscientes das suas responsabilidades. Saiba mais sobre esse assunto a seguir.
Um projeto é uma ação, um documento, uma reunião ou um grupo que é criado com o objetivo de planejar ações futuras.
A ideia de projeto está relacionada com o desejo de se antecipar ao futuro para ter um cenário mais favorável dali um tempo. Um projeto deve, basicamente, envolver dois pontos principais: “o que se quer atingir” e “como isso será feito”.
Em resumo, projeto nada mais é do que um planejamento de ações, com a definição dos objetivos e da forma como eles serão cumpridos.
Um Projeto de Educação Ambiental deve ter como objetivos:
Na folha de rosto, devem conter informações básicas do Projeto de Educação Ambiental. São informações que permitem identificar o projeto e a instituição responsável como nome, CNPJ, endereço, fonte do financiamento, entre outros.
O título deve representar a principal ideia do projeto. De preferência, o título já deve indicar o que, para quem e onde o projeto será realizado.
Nesse tópico, deve-se descrever a instituição responsável pelo projeto. O seu histórico, os seus objetivos, a sua área de atuação e os principais projetos que a instituição já desenvolveu.
É uma descrição sucinta do projeto que deve considerar basicamente os objetivos, o público-alvo e a metodologia que será aplicada para a execução.
Na Introdução, deve-se apresentar o contexto do projeto. Ou seja, detalhar as condições do local onde o projeto será executado.
Depois de apresentar o contexto, é preciso justificar o projeto. Ou seja, mostrar por que esse projeto é tão importante e merece atenção.
Nesse tópico, você deve identificar qual é o público que será beneficiado com o projeto de educação ambiental. O público-alvo deve ser detalhado com a sua faixa etária, classe social, características socioeconômicas, entre outros.
Os objetivos devem refletir quais são os propósitos do projeto. Também deve descrever detalhadamente os resultados que se espera atingir com a execução do projeto.
A metodologia corresponde ao modo como o projeto terá as suas etapas realizadas. Descrever como os objetivos serão alcançados, essa é a função da metodologia.
Estabelecer prazo para as ações que serão realizadas também é muito importante. Por isso, não deixe de criar um cronograma para informar como as ações propostas serão realizadas ao longo do período que deve durar o projeto.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!