A sociedade, cada vez mais, vem buscando obter produtos e serviços que possuam responsabilidade socioambiental. Isso faz com que os setores de produção e prestação de serviços se sintam na necessidade de propor medidas mais ecológicas nas suas cadeias produtivas.
O marketing verde, ou marketing ambiental, se torna então uma ferramenta essencial na divulgação dessas ações. Por meio dele, os consumidores ficam cientes de tais medidas, assim como da postura mais séria e comprometida que as empresas estão adotando.
É essencial entender, contudo, que a divulgação de falsas ações e medidas, o chamado greenwashing, pode ser mais prejudicial que se imagina. Neste artigo, falaremos sobre marketing verde, suas vantagens e implementação, além disso, também explicaremos o conceito de greenwshing e como isso pode ser danoso à sua empresa.
Também conhecido como ecomarketing ou marketing ambiental, o marketing verde pode ser considerado como uma postura ou uma estratégia de marketing que empresas e marcas adotam para promover suas ações ambientais e sua imagem como ecologicamente conscientes e sustentáveis.
A partir, principalmente, da década de 90, o apelo à utilização de recursos naturais de uma maneira mais sustentável começa a se tornar um fator de grande importância na decisão de compra por parte da população. As pessoas, então, começam a buscar por produtos e serviços que possuam características mais sustentáveis, com uma consciência mais ambiental, que possuam processos produtivos que sejam ecofriendly (ambientalmente amigáveis) e que agridam menos o ambiente.
Assim, inicialmente por meio de grandes empresas multinacionais, medidas e ações que visam a minimizar as agressões e os impactos causados ao meio ambiente, começam a ser propostas e executadas. Essa decisão acaba atingindo a parcela da população que se preocupa e exige uma atitude mais sustentável por parte do setor de produção e de serviços.
Os quatros pilares principais que uma empresa deve basear seu marketing verde são: agir de forma ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita.
Empresas que não agem dentro das premissas ecológicas, porém acabam se utilizando de uma imagem “verde” e ecofriendly acabam cometendo o greenwashing, ou “lavagem verde” numa tradução literal.
O greenwashing apenas transmite uma falsa imagem de sustentabilidade da empresa, porém, não apresenta atitudes condizentes. O greenwashing se diferencia do marketing verde, pois agride não somente o meio ambiente, como também a população, que é enganada pelas empresas que mascaram suas atitudes não ambientais.
Além disso, as empresas que se utilizam do greenwashing acabam perdendo muitos consumidores e podem até sofrer sanções judiciárias devido à divulgação de informações falsas.
Por esse motivo, houve a necessidade da criação de selos e certificações que atestam a sustentabilidade no processo de produção e prestação de serviços das empresas.
A implantação do marketing verde em empresas traz diversos benefícios a todos. Dentre as vantagens e benfeitorias obtidas, podem se destacar:
Como citado acima, as vantagens da implantação do marketing verde quando executado de forma autêntica, e não de fachada, são grandes, principalmente quando se fala em atrair novos consumidores, transparecer seriedade e minimizar impactos ao meio ambiente.
Antes de realmente implantar o marketing verde é importante planejar. É essencial entender que para a implantação de ações ambientais, o marketing verde, é necessária uma alteração no padrão de pensamento e organização da empresa. Alteração nos valores e objetivos da empresa para os mais sustentáveis e verdes também são necessárias. Assim como a mudança de posicionamento perante a utilização de recursos dentro da própria empresa.
Nesse sentido, algumas atitudes e ações podem ser realizadas a fim de se implementar o marketing verde:
Para uma implementação mais efetiva e de sucesso, busque parcerias e auxílio com uma consultoria ambiental. Através de equipe qualificada ela irá auxiliar tanto na proposta de ações e medidas para a execução de um autêntico marketing verde, como também na manutenção e aprimoramento da proposta.
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