Não deixe de ler e compartilhar!
Saiba que eles se referem a três tipos de diretrizes gerais que visam a orientação para procedimentos e também atitudes – elas podem tanto ser coletivas quando individuais, tanto para origens públicas quanto privadas.
Pode ser citado como o ideal de prevenção e de não-geração de resíduos sólidos, somados a aplicação de atitudes sustentáveis e padrões de consumo consciente, visando a preservação dos recursos naturais e frear o desperdício estimulados pelo consumo desenfreado.
Confira abaixo quais são as três diretrizes e seus fundamentos (reduzir, reutilizar e reciclar):
Exemplos de materiais que podem ser reciclados: papel, plástico, alumínio, metais, vidro e papelão. Possibilitando que os mesmos possam ser retornados a uma cadeia de ciclo produtivo como matérias-primas.
É importante ressaltar que você como indivíduo tem papel importante nesse ciclo. A sua responsabilidade do pós-consumo, ou seja, o ato de realizar a separação do seu lixo, destinando seus resíduos para reciclagem.
Você pode começar hoje mesmo! O importante é separar no local de origem, pode ser: em casa, no escritório, na empresa, escola, etc. Enfim, o ato de começar é o ponta pé inicial para que as boas práticas se propaguem e estimulem mais e mais pessoas.
Outro ponto que podemos citar são os PEV’s – Pontos de Entregas Voluntárias e que vem ganhando a cada dia mais adeptos e estimulando as pessoas tanto no âmbito da educação ambiental quanto na gestão dos resíduos.
Os PEV’s – Pontos de Entrega Voluntária, são espaços destinados à população para entrega de resíduos recicláveis. O PEV é de fundamental importância e tem contribuído muito para a gestão dos resíduos sólidos e para a cadeia de resíduos.
De forma racional, é importante que tal princípio siga uma importante hierarquia – nesse sentido, a prioridade deve ser destinada as funções fundamentadas ainda na primeira diretriz, que nada mais é do que a redução.
Isso porque esse procedimento se mantém sob medidas de implementação simplificadas, o que permite agregar resultados ainda mais consistentes e significativos e que não exijam grandes esforços financeiros.
Em seguida, deve-se se adotar a segunda diretriz (reutilização) – e por fim, as ações de reciclagem. Aqui, nessa terceira diretriz ocorre investimentos financeiros e os resultados podem ser obtidos de forma mais gradativa do que as anteriores.
Adotar os aspectos que envolvam o princípio dos 3 R’s é primordial para a indústria, pois são eles que auxiliam na construção de estratégias preventivas em diversas empresas do mundo.
Além da aplicação do princípio dos 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar, também temos que repensar e refletir nossos atos, nossas relações sociais e ambientais. Será que nossas ações estão de fato contribuindo para um mundo melhor?
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!