Em todos os setores da produção, a relação entre fornecedores e produtores é essencial para o funcionamento e prosperidade de uma empresa. Quando afeta a capacidade de produção ou nos lucros dos fornecedores, haverá consequentemente um impacto negativo na cadeia produtiva, seja aumento dos gastos com matérias-primas ou de seu transporte, diminuição do fornecimento e até mesmo dispêndio de tempo para contratação de um fornecedor substituto.
Os fornecedores são empresas assim como seus clientes, tendo que arcar com as responsabilidades legais, os gastos e todos desafios impostos pelo mercado. Portanto, a forma com que eles tratam as questões ambientais pode acarretar prejuízos à saúde, à ecologia e aos negócios. Os prejuízos ambientais ocasionados por irresponsabilidade do fornecedor, pode recair sobre os seus sócios e clientes.
Devido à essa relação direta entre as empresas, durante a seleção dos fornecedores é imprescindível que ocorra uma análise minuciosa do histórico das candidatas, não apenas análise de preço, capacidade de fornecimento do serviço e tempo de transporte. Além desses, é essencial checar todas as pendências perante os órgãos responsáveis e fazer um estudo dos possíveis passivos ambientais da companhia.
A sustentabilidade é um termo muito relevante na cadeia produtiva de fornecedores, representa quanto determinado processo respeita as boas práticas socioambientais da sua produção. Logo, uma empresa sustentável é aquela que toma as precauções necessárias para garantir que os seus processos possam ser executados por um longo período de maneira ambiental, social e economicamente segura.
Não é simples determinar o quanto um fornecedor é sustentável e as análises vão variar de acordo com o tipo de serviço prestado. Por exemplo:
A cadeia produtiva de um estabelecimento estende-se a diversas empresas, mesmo para companhias experientes é difícil analisar todas as etapas do fornecimento para garantir uma escolha adequada. Por isso, contar com a ajuda de profissionais especializados na área ambiental pode ser extremamente vantajoso para as empresas.
Uma série de passos são necessários para se tomar uma decisão, entre eles:
O primeiro indício de que uma empresa toma boas decisões ambientais é verificar se todas as etapas do seu licenciamento ambiental foram devidamente cumpridas e como ela conduziu o processo.
Praticamente todas as atividades humanas geram algum tipo de resíduo, a forma com a qual a companhia lida com eles diz bastante a respeito da sua posição quanto ao meio ambiente. Essa análise deve levar em consideração desde a escolha dos melhores processos e materiais até à destinação final adequada dos poluentes.
Não é difícil imaginar que tipo de prejuízo a falta de documentação ambiental obrigatória possa acarretar, portanto, para evitar prováveis contratempos e possíveis gastos adicionais a empresa, deve analisar todas as pendências ambientais do fornecedor.
Mesmo que seus fornecedores tenham se demonstrado empresas sérias com boas atitudes em relação ao meio ambiente e que não se tenha nenhuma pendência no passado, isso não exime a necessidade de manter um monitoramento das atividades de seus parceiros, uma vez que elas impactam na sua imagem e negócios.
Da mesma forma que se verifica o checklist de documentações, verificar se estão sendo cumpridas as condicionantes ambientais requisitadas é essencial.
Considerar que as responsabilidades ambientais estão cerceadas pelos limites físicos de sua empresa é um erro comum, porém grave. Os fornecedores não estão ligados à sua empresa apenas no começo da sua cadeia produtiva e o impacto causado por eles pode não ser apenas falta de matéria prima ou serviços.
Essas companhias devem ser tratadas como “sócias”, uma vez que responsabilidades ambientais podem recair, em partes, sobre outras empresas, além disso a imagem do estabelecimento pode ser afetada pelos possíveis deslizes que esses fornecedores cometem.
Portanto, é possível concluir que um estudo mais aprofundado dos fornecedores trará diversas consequências positivas ao decorrer do tempo e estar conectado com empreendimentos sérios e ambientalmente responsáveis sempre agregará valor à imagem e ao produto de uma companhia.
Para isso você contar com o auxílio de profissionais qualificados para guiar a empresa em todos os processos ambientais, dando regularmente todo o apoio técnico necessário para analisar a documentação dos fornecedores, seus possíveis passivos, situação do licenciamento e suas condicionantes, enquanto observa de perto a situação da própria empresa em relação ao cumprimento de suas obrigações para com o meio ambiente.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!