A CAIXA participou, nesta quinta-feira (10), do painel “Empreendedorismo de bioeconomia: regeneração de biomas com geração de valor às comunidades”, na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que está sendo realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito. O diretor de sustentabilidade e empreendedorismo da CAIXA, Christopher Braga, moderou o debate e apresentou o projeto Pomares da Mata Atlântica.
O painel discutiu a importância da bioeconomia e os mecanismos de geração de valor para as comunidades e renovação dos biomas. Além de Braga, participaram do debate a coordenadora do sistema de cadastro ambiental rural do Serviço Florestal Brasileiro, Rejane Marques, e o engenheiro agrônomo Bruno Vendramini, da Fundação José Silveira (FJS).
Fruto de uma parceria entre a CAIXA, a FJS e o Serviço Florestal Brasileiro, o painel mostrou que o projeto Pomares da Mata Atlântica segue princípios da bioeconomia. A iniciativa prevê ações de educação ambiental que incluem oficinas, cursos, rodas de conversas, vivências de sensibilização, saídas de campos e diversas atividades nas escolas e comunidades rurais envolvidas.
“O objetivo é aproximar as pessoas da floresta associando a recomposição florestal, a geração de renda e promovendo também a segurança alimentar”, explicou o diretor Christopher Braga. “A CAIXA destina parte do seu lucro para o Fundo Socioambiental (FSA). Buscamos iniciativas para que haja capacitação, conhecimento, melhores práticas e para permitir que as comunidades desenvolvam e prosperem”, completou.
Rejane Marques, coordenadora do Serviço Florestal Brasileiro, destacou a importância da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável das comunidades das florestas. “É um assunto de extrema relevância porque ultrapassa questões locais e de fronteiras”, comentou. “O uso sustentável de florestas e a construção de cadeias de valor é uma das vias de desenvolvimento apresentada para a próxima década. Esse tipo de demanda gera ocupação, emprego e renda e movimenta a cadeia de produtos para a preservação ambiental”, explicou.
O engenheiro agrônomo Bruno Vendramini ressaltou a importância da educação ambiental promovida pelo projeto Pomares da Mata Atlântica. “As crianças e adolescentes que participam do projeto tem a oportunidade de discutir questões ambientais na comunidade”, explicou. “É uma semente que estamos ajudando a plantar e a cultivar dentro do coração de cada aluno, pensando no futuro em relação às questões ambientais e da Mata Atlântica”, completou.
O projeto tem objetivo de promover ações socioeducativas para aproveitamento da biodiversidade com foco nas espécies nativas da Mata Atlântica. A CAIXA vai investir, ao todo, R$ 5,6 milhões do FSA no projeto. As ações ocorrem em 10 cidades da Bahia e do Espírito Santo.
O Pomares da Mata Atlântica tem quatro linhas de atuação: Pomares; Educação Ambiental; Restauração Ambiental; e Sistemas Agroflorestais.
A CAIXA participa da COP 27 apresentando painéis sobre empreendedorismo e conservação da biodiversidade brasileira, além de realizar agendas bilaterais com importantes atores do mercado para prospecção de oportunidades de negócios e estabelecimento de parcerias. Os painéis serão transmitidos ao vivo pelo canal da CAIXA no YouTube (dias 10, 14 e 16) e pelo canal do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no dia 15 de novembro.
A presidente Daniella Marques, a vice-presidente de Sustentabilidade e Empreendedorismo (VISUT), Mônica dos Santos Monteiro e o diretor de Sustentabilidade e Empreendedorismo, Christopher Franco Braga, representam a CAIXA nesta 27ª edição do evento.
A CAIXA será moderadora de três painéis no Pavilhão Brasil, a convite do Ministério do Meio Ambiente. Participam como moderadores a vice-presidente Mônica Monteiro e o diretor Christopher Braga, em debates que tratarão de empreendedorismo da bioeconomia, empreendedorismo feminino e financiamento a iniciativas de conservação da biodiversidade brasileira.
Saiba mais sobre o Brasil na COP em: https://www.gov.br/pt-br/campanhas/brasil-na-cop/
Fonte: Caixa Notícias
Para outras matérias e conteúdos ambientais acompanhe o Blog da Horizonte Ambiental!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!