Você já ouviu falar sobre o empreendedorismo verde?
Na verdade, todos nós sabemos que o nosso planeta está sempre em constante mudança, porém nas ultimas décadas a nossa relação com os recursos naturais passaram a se tornar uma forte fonte de preocupação.
O que não faltam são evidências que uma série de ações práticas estão causando malefícios ao planeta e ao equilíbrio do meio ambiente – e como consequência estamos precisando vivenciar que tal sobrevivência esteja sendo colocada em risco.
Diante desses aspectos o empreendedorismo está passando a se consolidar com uma visão mais globalizada e não levando somente em conta a parte financeira como premissa, mas também questões de caráter social e ambiental!
Nesse sentido, o empreendedorismo sustentável está deixando de lado o famoso “empreendedorismo egoísta” que apenas era preocupado com os lucros e se posicionando também diante de um papel mais responsável com relação à preservação do meio ambiente.
E não pense que não existe uma grande somatória de desafios nessa empreitada – ainda há algumas barreiras a serem superadas pelo caminho.
Nesse sentido o empreendedorismo verde precisa levar em consideração um bom desenvolvimento e ainda garantir o mínimo de impacto ambiental positivo – com possibilidades de fomentar melhorias sociais.
Logicamente existe uma série de questões para poder chegar a esse patamar de “mundo ideal” e para que tais práticas possam chegar ao status de realidade é preciso que haja uma forte profissionalização e grandes esforços em busca de conhecimento e pesquisas que interajam com essa visão de empreendedorismo.
O empreendedorismo verde não é somente uma nova alternativa, ou até mesmo uma nova onda, e sim uma necessidade na nossa vida atual e já vem ganhando destaque no mundo empresarial – iniciativas básicas como a manutenção ideal de recursos naturais, descarte consciente, reciclagem de resíduos, a utilização de tecnologias que possibilitam o uso e reuso de matérias primas são buscas constantes e efetivas!
A importância do nascimentos desses novos projetos e atividades ligados ao setor sustentável, é a possibilidade de que tais empresas possam também influenciar toda uma cadeia contagiando seus fornecedores e consumidores a adotarem também boas práticas ambientais, possibilitando assim atingir toda uma ramificação desse consumo – da produção até a sua destinação final.
E por fim, não adianta falarmos somente da parte sustentável do negócio, se não incluirmos as pessoas que executam, ou seja, também temos que levar em consideração as relações humanas e de trabalho envolvidas nesses projetos, criando condições favoráveis e ambientes adequados para o desenvolvimento humano.
Leia um pouco mais sobre o assunto clicando aqui.
Você também pode acompanhar eventos, orientações, feiras, competições de ideias direcionados ao setor de sustentabilidade que acontecem anualmente no país.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!
2 Comments
muito obrigado! boa explicação! lerei o outro artigo para compreender melhor
Olá, Jorge! Que bom que o artigo foi útil para você. Agradecemos o seu comentário.