Em Araruama, atividade sem licenciamento degradou cerca de 3.5 hectares
Nesta quarta-feira (27/4), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desmobilizou uma exploração mineral ilegal no bairro Boa Vista, no município de Ararurama, na Região dos Lagos. A ação, realizada por meio da Superintendência Regional Lagos São João (Suplaj) a partir de uma denúncia anônima, apreendeu máquinas e caminhões presentes no local, além de autuar o responsável pela atividade.
“Práticas ilegais como essa ameaçam não só os nossos patrimônios ambientais, como também o bem-estar da população. Em função disso, nossas equipes atuam incansavelmente no território fluminense para coibir qualquer atividade do gênero”, ressaltou Philipe Campello, presidente do Inea.
Sem licenciamento ambiental, o empreendimento tinha como objetivo comercializar a areola extraída em depósitos de materiais de construção da região. O crime degradou cerca de 3.5 hectares do solo devido à supressão vegetal e exploração mineral. No local, foram encontradas uma pá carregadeira e dois caminhões.
“Essas atividades de extração ilegal, sem estudos de impacto ambiental ou qualquer análise técnica, são muito comuns e nós a combatemos dia e noite. Além do dano ambiental, há também o dano fiscal, por se tratar de um crime. Por isso, é essencial que a comunidade denuncie através da Linha Verde”, explicou Alexandre Pessanha, chefe de Fiscalização da Superintendência Regional Lagos São João do Inea.
Para denunciar crimes ambientais por meio da Linha Verde, entre em contato através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, no qual os usuários podem denunciar anexando fotos e vídeos com a garantia do anonimato.
Fonte: INEA
Para outras informações e conteúdos ambientais acompanhe o Blog da Horizonte Ambiental!