Vivemos na era da informação, onde tudo está dinâmico, prático e rápido. Um dos reflexos do avanço tecnológico é o mercado cada vez mais globalizado. Dessa forma, uma empresa que se preocupava com concorrentes no seu bairro, agora precisa disputar o mercado com empresas de, até mesmo, outros países.
Dessa forma, os clientes estão mais criteriosos no momento da escolha, os quais têm maior acesso à informação e a uma gama de produtos e serviços.
Entre os assuntos frequentemente em pauta nos dias atuais estão os impactos ambientais causados pela atividade antrópica, visto que interfere diretamente no equilíbrio do ecossistema global.
As mudanças climáticas têm dado origem a fortes apelos para a preservação do meio ambiente, e isso tem influenciado a decisão de um número crescente de pessoas, que vêm refletindo sobre as consequências de suas escolhas.
Portanto, atualmente, é primordial que a empresa reconheça a responsabilidade ambiental e social que possui, uma vez que pode deixar marcas positivas ou negativas no planeta. E isso tem influência direta na reputação do empreendimento.
Além de praticar atitudes conscientes como, por exemplo, reduzir consumo de energia elétrica e/ou optar por fontes renováveis, diminuir o uso de papel em escritórios e estimular o consumo de refil ou produtos retornáveis, é preciso que o mercado reconheça esse valor associado, e veja o diferencial da empresa.
Mas, como fazer com que as pessoas enxerguem as atitudes sustentáveis do negócio? Para isso, o marketing tem papel fundamental, sendo uma ponte entre a organização e as partes interessadas (clientes, investidores, fornecedores, entre outros). Há vários tipos de marketing, como o de serviços, de relacionamento, digital, institucional e o green marketing. Então, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.
Tanto na internet quanto em artigos acadêmicos, é possível que você encontre os termos: marketing verde, marketing sustentável, marketing ambiental ou ecomarketing. Porém, todos possuem a mesma finalidade, que é se referir à ferramenta usada na estratégia de negócio para criar, comunicar e agregar valores ecologicamente corretos para a empresa, produtos e/ou serviços.
Desta forma, o marketing verde busca:
O marketing ambiental pode ser associado ao termo ‘’sustentabilidade’’. Então, é preciso entender o que se refere essa palavra.
Quando falamos que a empresa é sustentável, estamos nos referindo a três âmbitos, conhecidos como os três pilares da sustentabilidade, que são:
Apesar de possuir duas dessas vertentes (ambiental e social) que estão presentes no acrônimo de ESG, uma sigla cada vez mais utilizada no meio empresarial, elas possuem conceitos diferentes, porém integrados. As letras do ESG foram abreviadas de três palavras em inglês, sendo elas: environmental (Ambiental), social (social) e corporate governance (governança corporativa).
Diferentemente da sustentabilidade, o ESG está direcionado a investidores e os aspectos que devem ser considerados em um investimento sustentável.
A sustentabilidade também inclui agir de forma correta e responsável com a comunidade, com os colaboradores, com os clientes e todos envolvidos, direta ou indiretamente, na atividade desempenhada pela empresa.
Percebe-se, portanto, uma corrida empresarial para que os requisitos de sustentabilidade e ESG façam parte de como a empresa é conduzida, sendo, atualmente, uma vantagem competitiva cumprir com tais critérios.
Se você busca obter essa vantagem e diferencial competitivo, entre em contato conosco para receber uma consultoria e assessoria, trazendo a visão de sustentabilidade e ESG para a sua empresa.
É necessário o verdadeiro comprometimento com o que é transmitido pela organização, seja através de publicidade e propaganda, rótulos ou selos ecológicos, relatório de sustentabilidade, e demais falas ou materiais que partem da empresa.
O ato de apenas criar uma imagem ambientalmente correta, sem ser fundamentada em atitudes reais e factíveis, é chamado de greenwashing. Desta forma, há a divulgação de informações enganosas através do green marketing, pois não são condizentes com a realidade da empresa.
Portanto, é possível mencionar 5 principais ações para a melhor prática do marketing verde:
É possível, através da contratação de uma assessoria ambiental, realizar um planejamento adequado para ações de green marketing da sua empresa. Dessa forma, serão estabelecidas e analisadas as técnicas mais coerentes para sua organização.
O marketing verde vai além de apenas divulgação de produtos e/ou serviços ambientalmente responsáveis. Para atingir os resultados esperados, é preciso conhecer o cliente e entender suas necessidades, desejos e expectativas. Escolher os melhores canais para atingir o público-alvo. Adotar métodos que aproximem o cliente do negócio, criando um vínculo de trocas de informações. Entre diversas outras ações, que são funções do ecomarketing.
Então, para criar um marketing assertivo, há a necessidade de planejamento, estruturação e monitoramento, o que é possível através da ajuda de profissionais qualificados.
Portanto, entre em contato conosco para receber orientações e as informações de que precisa para construir ou aperfeiçoar o green marketing do seu empreendimento.
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