Diferentemente do que muitos imaginam, ter uma horta em casa não é nenhum bicho de sete cabeças. Não mesmo!
De acordo com a maioria dos especialistas, nem mesmo há a necessidade de se ter amplos espaços para o cultivo de uma espécie fácil de plantar em uma horta em casa. Na verdade, com apenas algumas unidades de vasinhos de plantas você já poderá realizar verdadeiros milagres.
Na prática, você só precisa mesmo é de uma boa dose de criatividade e muita, muita paixão por essa formidável arte de cultivar. Isso porque estamos falando de uma prática milenar e que nunca deixou de estar na moda no dia a dia de indivíduos de todas as classes, credos e estilos de vida social.
Como dissemos, hoje já sabemos que há como fazer uma horta em casa mesmo tendo pouco espaço. De fato, o ambiente de um apartamento pode tornar-se um espaço ideal para o cultivo de espécies com boa adaptabilidade a esse tipo de restrição.
Em suma, você só precisará mesmo é lançar mão de vasos de barro, jardineiras, potes de sorvetes, garrafas pets, ou o que quer que a sua criatividade lhe recomende. Feito isso, basta atentar para a necessidade de furos nas suas bases, pois são importantes para que a água escoe e não acabe apodrecendo as raízes.
Outra preocupação importante para quem deseja saber como fazer uma horta em casa é com relação à luz de que as plantas necessitam para crescerem fortes e saudáveis. Nesse caso, você só precisa descobrir os horários em que o sol e a luminosidade costumam bater em determinado local.
De fato, esse será o melhor lugar para você manter a sua horta. Onde o sol bate com maior frequência. Pode ser no parapeito da janela, na laje da casa, na varanda, entre outros locais aos quais você tenha fácil acesso diariamente.
Tudo começa ao escolher uma espécie fácil de plantar em uma horta em casa. Feito isso, basta colocar uma camada de drenagem no vaso escolhido, a fim de que esta ocupe cerca de 25% da sua capacidade.
Em resumo, você deverá começar de baixo para cima. Comece com uma camada de pedriscos ou argila expandida. Logo após, por cima deste, espalhe uma manta geotêxtil ou bidim (para drenagem). Logo após, deverá colocar uma camada de areia (de construção mesmo) e, por cima desta, o substrato escolhido.
De resto, para o plantio propriamente dito, você poderá simplesmente fincar as sementes ou, se preferir, utilizar mudas. Estas você deverá acomodar com cuidado, aplicando regas frequentes de acordo com o tipo de substrato utilizado.
Como vimos, não há como fazer uma horta em casa sem antes de mais nada atentar para a qualidade da drenagem e do substrato utilizado. Além disso, deverá garantir que cada espécie desfrute das condições ideais de sol e luminosidade.
Saiba, por exemplo, que as plantas aromáticas, temperos e hortaliças exigem, diariamente, pelo menos 4 ou 5 horas de sol diretamente sobre elas. Por isso, recomendamos que você inicie essa empreitada por um tipo fácil de plantar em uma horta em casa.
Ou seja, dê preferência a espécies como o manjericão, tomilho, salsa e alecrim, por exemplo. Estas são as espécies mais fáceis de plantar em uma horta caseira. Elas só exigem um solo com matéria orgânica de qualidade, trocas a cada 20 dias da terra por um húmus de minhoca ou adição de adubo de boa qualidade e de sua preferência, além de uma rega que não mantenha o solo muito seco e nem muito úmido.
Para outras notícias e conteúdos ambientais acompanhe o Blog da Horizonte Ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!