A demanda por produtos e serviços produzidos de acordo com as normas ambientais cresce rapidamente. Como resultado, cada vez mais empresas ao redor do mundo estão implementando práticas sustentáveis.
Uma das estratégias atualmente adotadas é a criação do inventário de carbono. Esta ferramenta é voltada para medição e gestão de emissões de GEE – uma forma pela qual companhias podem ajudar a combater as mudanças climáticas.
Além do mais, o inventário possibilita a identificação das emissões, tornando mais fácil estabelecer metas de redução.
Saiba tudo sobre o inventário de carbono no post de hoje. Aproveite a leitura!
Originado a partir da necessidade de quantificação de emissões a partir do Protocolo de Kyoto, em 1997, o Inventário teve sua primeira metodologia consolidada em 1998, nos Estados Unidos, com a criação da ferramenta Greenhouse Gas Protocol. Mais recentemente, foram concebidas as diretrizes para seu preenchimento pelo IPCC.
Em suma, o inventário de carbono é um documento que contempla o mapeamento, quantificação e registro de todas as fontes de emissão de GEE de uma atividade, setor, organização ou local.
Há, assim, as emissões diretas, provenientes de fontes que pertençam e sejam controladas pela entidade inventariante (escopo 1), e as indiretas, as quais são associadas ao consumo de energia e outras fontes de emissão cuja responsabilidade é externa, relacionadas aos escopos 2 e 3.
Além das fontes de emissão de GEE, o relatório apresenta os tipos de gases, metas, compromissos, estratégias de mitigação, ferramentas de gestão utilizadas, entre outras categorias.
A liberação de gases na atmosfera, que contribui para o aquecimento global e as mudanças climáticas, é conhecida como emissões de gases de efeito estufa (GEE). Os principais incluem:
A realização do inventário é de relevância para instituições se tornarem cientes do impacto que suas atividades causam no meio ambiente e como afetam a sociedade que elas se inserem.
Com isso, apresentamos alguns motivos para o seu empreendimento solicitar um inventário de carbono:
Realizar um inventário de carbono não é apenas algo recomendável, mas sim uma obrigação em um mundo que está cada vez mais ciente dos problemas climáticos. Assim, quando as companhias optam por adotar essa prática, estão colaborando para um futuro mais ecologicamente correto.
Entretanto, é fundamental a contratação de uma consultoria ambiental especializada por se tratar de um documento complexo. Afinal, profissionais experientes irão auxiliar na obtenção de dados precisos, na identificação de oportunidades para minimizar o impacto e, acima de tudo, garantir que o empreendimento cumpra com as regulamentações ambientais locais e internacionais.
Então precisa de ajuda? Clique aqui para falar com um de nossos consultores ambientais. Estamos prontos para atender você.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!