O alto custo com energia elétrica tem feito com que ocorra maior interesse e pesquisas voltadas para a implantação e obtenção de licenciamento ambiental para usina solar fotovoltaica no estado de São Paulo.
Atualmente existe no estado de São Paulo 6 usinas solares o que torna o estado o terceiro maior detentor de usinas fotovoltaicas operantes no país.
De forma simplificada energia solar é a energia produzida através do calor e da luz do Sol. Existem tecnologias capazes de utilizar essa energia para diferentes fins através de diferentes sistemas como por exemplo a energia fotovoltaica.
A energia solar é uma fonte de energia renovável e sustentável, portanto, é uma forma limpa de geração de energia em comparação com as fontes de energias não renováveis.
O Brasil é um país com forte potencial para produção de energia fotovoltaica, porém é de apenas 0.02% o número de energia solar sendo produzida neste momento em comparação a energia proveniente de outras fontes.
Esse setor promete crescer consideravelmente nos próximos anos pois existem muitos projetos em andamento que tem por objetivo ampliação e aumento das usinas existentes.
Além das usinas presentes e operantes no estado de São Paulo existem mais 47 unidades em operação em todo país com potência fiscalizada de 176.248 KW (quilowats) de acordo o BIG – Banco de Informações de Geração (04/09/2017).
Os maiores produtores em energia fotovoltaica em volume e capacidade de operação estão localizadas nos estados do Amazonas, Bahia e São Paulo.
O uso da energia solar ocasiona menor impacto ao meio ambiente. Por outro lado seu custo inicial é muito alto e a dificuldade para conseguir investimentos é significativa.
O projeto para instalação de uma usina solar necessita atender as determinações legais para que venha a estar de acordo com os requisitos necessários para sua implantação.
Um documento é formulado onde todos os riscos e impactos ambientais são listados bem como é elaborado planos de ação efetivos para minimizá-los ou mesmo neutralizá-los.
O estado de São Paulo conta com projeções para investimentos em energia solar e vendo a necessidade de regularizar o licenciamento ambiental do setor foi publicado no Diário Oficial do Estado a Resolução SMA Nº 74/2017.
Esta resolução tem como objetivo regulamentar o licenciamento ambiental para usina solar fotovoltaica no estado de São Paulo, através da potência instalada de cada empreendimento, sendo:
I) > 90 MW, o procedimento para o licenciamento prévio será o Relatório Ambiental Preliminar – RAP
II) > 5 MW e ≤ 90 MW o procedimento para o licenciamento será o Estudo Ambiental Simplificado – EAS
III) ≤ 5 MW, incluindo micro e minigeração de energia elétrica, só será exigida autorização para supressão de vegetação nativa ou para instalação em áreas de proteção de manancial, se necessária.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!