Em tempos de mudanças climáticas, é fundamental a implementação de diversas tecnologias que tenham o objetivo de garantir a proteção do meio ambiente, em especial, em áreas sensíveis, que podem ser drasticamente afetadas por algum desastre ambiental. Entre os exemplos, regiões duramente afetadas por secas, áreas que podem sofrer com enchentes e solos que sofrem erosão.
Contar com essas tecnologias trata-se de uma medida necessária, para monitorar e prevenir novos desastres naturais, assim como promover a sustentabilidade em diferentes setores. A proteção ambiental pode ser feita com drones, inteligência artificial, sistemas de reconhecimento de veículos, entre muitas outras novidades, as quais você terá acesso nos parágrafos seguintes, e entenderá sua importância para preservar o nosso planeta.
Uso de drones
Os drones são uma importante ferramenta para garantir a proteção do meio ambiente. Estes instrumentos permitem dar uma grande percepção de áreas de preservação ambiental, e podem identificar focos de queimadas, desmatamento e descarte irregular de lixo. Da mesma forma, estes equipamentos se tornam aliados para ações como reflorestamento, monitoramento da qualidade da água e do ar, e avaliações sobre como está a fauna e a flora.
Inteligência artificial
A inteligência artificial também está presente na proteção da biodiversidade. Um dos exemplos, está em um projeto desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, em parceria com a Universidade Politécnica da Catalunha, da Espanha. Esta tecnologia, à base de IA, permite o monitoramento em tempo real de toda a biodiversidade da Amazônia, como forma de proteger a maior floresta do planeta.
Fiscalização de pessoas que entram em áreas de preservação ambiental
Em parques naturais, assim como demais áreas de proteção ambiental, torna-se muito importante o controle das pessoas que entram e saem desses locais, para identificar possíveis autores de irregularidades. Uma tecnologia de auxílio é o sistema de reconhecimento de placas de veículos, que tem o objetivo de detectar a entrada e saída de todos os veículos que visitam determinadas regiões, e avaliar se as pessoas que circulam pelas áreas de preservação estão cometendo algum crime. Essa medida é muito importante, para que as autoridades policiais sejam comunicadas caso algum visitante esteja praticando desmatamento, tráfico de animais, entre outros crimes ambientais graves.
Uso de fontes de energia renováveis
As fontes de energia renováveis também são excelentes iniciativas para garantir a proteção do meio ambiente, principalmente vindas através de recursos de energia limpa, como a energia solar e eólica. A presença dos painéis de energia solar está cada vez mais constante nas casas e em grandes empreendimentos de proteção ambiental, gerando mais economia de energia para os consumidores. Além disso, em regiões onde há muito vendo, as usinas de energia eólica se tornam importantes aliadas para garantir a produção energética de cidades inteiras.
Agricultura sustentável
Como exemplo de tecnologia de proteção do meio ambiente, também está a agricultura sustentável, em que é feito o monitoramento remoto das lavouras, através da avaliação do clima e de perspectivas sobre como serão os próximos meses. Isso garante um plantio mais qualificado, assim como a redução dos recursos naturais para o plantio e semeadura de cada cultura cultivada.
Redução da emissão de carbono
As tecnologias para reduzir as emissões de carbono (CO2) também são importantes, principalmente no caso das empresas que utilizam de recursos de madeira para se desenvolver. Neste exemplo, é fundamental ter áreas de plantio de novas mudas, e assim, compensar os eventuais danos ambientais.
Importância destas tecnologias
Contar com uso de drones, inteligência artificial, ter sistemas de energia renovável, monitoramento de atividades suspeitas e agricultura sustentável, são alguns dos exemplos de tecnologias que podem contribuir com um meio ambiente mais seguro.
A proteção do planeta é um dever de todos, para garantir que os recursos naturais possam ser utilizados com sabedoria. Um mundo mais protegido, e mais sustentável, garante que as mudanças climáticas sejam menos danosas para toda a população.