Os pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis são fundamentais para levar adiante a ideia de coleta seletiva e assim firmar o compromisso das comunidades com o meio ambiente.
Por essa razão vale a pena ressaltar a importância das chamadas PEVs e seu papel com a educação ambiental, além do estímulo para quem descarta através da distribuição de coletores coloridos para cada tipo de material.
Em uma cidade grande como São Paulo, por exemplo, os pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis são importantíssimos para evitar que os locais de conservação do meio ambiente sejam prejudicados.
Por isso, se você mora em São Paulo e quer saber um pouco mais sobre este tema, continue lendo este artigo e fique por dentro de alguns pontos que possuem PEVs. Vamos nessa?
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) está assentada sobre o conceito da responsabilidade compartilhada.
O princípio é fazer da coleta e da reciclagem um compromisso conjunto do governo, da população, das empresas, de organizações não fundamentais e associações para que todos entendam e exerçam seu papel para assegurar uma destinação adequada dos materiais recicláveis e dos resíduos sólidos.
Este compromisso passa por tonar a coleta seletiva mais acessível a todos. Se nem sempre ela é realizada de maneira individual, a presença das PEVs pode fazer a diferença para que os resíduos sejam corretamente encaminhados à reciclagem.
A reciclagem de resíduos é uma das soluções encontradas para desafogar aterros sanitários e de inertes (resíduos da construção civil), possibilitando o aumento da vida útil dos aterros.
Assim, as PEVs são grandes caixas em forma de contêineres fechados com capacidade de até 2500 litros cada e são instalados em locais de grande fluxo e de fácil acesso ao público (por ex: shoppings, centros comerciais, supermercados e hipermercados, praças, entre outros) – assim como permite a manobra de caminhões que fazem a sua coleta.
Todos os materiais recicláveis depositados nos PEVs são coletados pelas empresas que fazem a limpeza pública da cidade e encaminhados para as Centrais de Triagem municipais ou diretamente pelas próprias cooperativas de reciclagem que também realizam a triagem do material.
Lá, operam as cooperativas conveniadas à prefeitura que separam e revendem o material, gerando renda para os cooperados.
As cooperativas têm um papel fundamental no processo de reciclagem de resíduos, além de ser um ator de inclusão social entre os seus cooperados possibilitando melhores condições de trabalho.
A frequência da coleta dos resíduos varia de acordo com o local de instalação do PEV e a quantidade de materiais que são recebidos por dia.
São Paulo é uma megalópole e o grande problema de grandes cidades é a dificuldade de tantas pessoas convivendo em um mesmo espaço fazerem a sua parte e se comprometerem com o meio ambiente.
Não à toa o lixo acumulado em locais inadequado, somado à políticas públicas deficientes, acaba por incutir em alagamentos e prejuízos, sem falar nas doenças e nos riscos à segurança e à saúde da população.
Assim, a existência de pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis são essenciais para São Paulo e outras partes do Brasil, já que esses locais são importantes para facilitar o processo de reciclagem desses materiais.
Por isso, a prefeitura investe na criação de PEVs para que a população conscientize-se, assim como empresas geradoras de resíduos sólidos, sobre o correto descarte desses materiais.
A seguir seguem alguns dos principais pontos de triagem da cidade.
Loga – atende às subprefeituras do Butantã, Freguesia do Ó, Lapa, Mooca, Perus, Pinheiros, Jaraguá, Santana/Tucuruvi e Sé.
Ecourbis – atende às subprefeituras de Aricanduva/Formosa, Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Ipiranga, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, Vila Mariana e Vila Prudente.
Além da coleta porta a porta a Prefeitura conta com aproximadamente 1.800 PEVs instalados em locais específicos para receber o material reciclável.
Além disso, existem os Ecopontos, que são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos (como móveis, por exemplo) e resíduos recicláveis.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis, que tal separar os seus materiais e levá-los?
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Quer ficar por dentro de outros assuntos ambientais? Então, clique aqui e conheça mais sobre o Blog da HA.
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!