As mudanças climáticas, impulsionadas principalmente pelas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), representam um desafio crítico para a humanidade.
Logo, entender o perfil dessas emissões, através de diagnósticos precisos fornecidos por relatórios, permite que qualquer organização dê o próximo passo: criar estratégias, planos e metas para reduzir e gerenciar as emissões de GEE, contribuindo ativamente para a solução desse enorme desafio em prol da sustentabilidade global.
Mas, o que exatamente significa Relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa? E por que isso é tão importante? Saiba tudo no post de hoje.
É uma ferramenta que apresenta dados e gráficos sobre as emissões de GEE de diversos setores econômicos. Segundo as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o relatório deve incluir os seguintes gases de efeito estufa: dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), metano (CH4) e os gases fluoretados (Fgases), hexafluoreto de enxofre (SF6), hidrofluorcarbonetos (HFCs) e perfluorocarbonetos (PFCs).
Cada um destes possui um Potencial de Aquecimento Global (GWP), que mede o quanto cada gás contribui para o aquecimento. O GWP é um valor relativo que compara o potencial de aquecimento de uma quantidade específica de gás com a mesma quantidade de CO2, ou seja, realiza uma equivalência de CO2 (CO2e).
No contexto ambiental, essa iniciativa apoia a “batalha” global contra o aumento das temperaturas. Um inventário bem estruturado de GEE beneficia um negócio em diversos aspectos, como:
A implementação da ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – em uma organização permite controlar os impactos ambientais e desenvolver práticas sustentáveis relacionadas às suas atividades e produtos.
A norma visa integrar a gestão ambiental na estratégia da organização, fortalecer o papel da alta administração como líder na gestão organizacional, focar na melhoria contínua do desempenho ambiental, ampliar o controle e a influência da organização sobre o ciclo de vida dos produtos e serviços, e promover uma comunicação interna e externa mais eficaz.
Consequentemente, empresas certificadas pela ISO 14001 são incentivadas a monitorar e reportar suas emissões de GEE. O Relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa pode ser utilizado para comparar seus dados de emissões com os benchmarks estaduais, identificar áreas de melhoria e demonstrar conformidade com as metas ambientais.
Este relatório não apenas quantifica as emissões de gases poluentes, mas também oferece uma série de benefícios estratégicos e operacionais que podem transformar a sustentabilidade em uma vantagem competitiva, tais como:
Como vimos, a elaboração e divulgação do Relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é basilar para negócios que almejam se destacar no mercado atual.
Um Relatório de emissões de gases de efeito estufa deve ser realizado anualmente. Tal periodicidade possibilita que empreendimentos acompanhem e avaliem regularmente as suas emissões.
A Horizonte Ambiental está pronta para te auxiliar nesse processo. Nossa equipe técnica é altamente qualificada e preparada para elaborar o seu Relatório de Emissões de GEE, garantindo que sua a companhia atenda às exigências do mercado e se posicione como líder em sustentabilidade.
Conte conosco, clique aqui e fale agora com um de nossos consultores ambientais.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!