A sustentabilidade tem sido um tema bastante discutido nos últimos tempos. Inclusive, o mercado financeiro vem apoiando cada vez mais empresas com práticas sustentáveis.
Estes buscam envolvimento com companhias que possuem metas ambiciosas, mas que adotam práticas de preservação das riquezas naturais do planeta. Sendo os selos de sustentabilidade uma garantia para esse caminho eficiente.
Selos de sustentabilidade, o que são? Saiba tudo no post de hoje.
Os selos de sustentabilidade certificam empresas que possuem boas práticas direcionadas na redução de impactos ao meio ambiente.
Essas certificações comprovam que determinada atividade ou produto seguem os requisitos para o recebimento desses selos de sustentabilidade.
Segundo pesquisa realizada pela agência Union + Webster 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas com práticas sustentáveis.
As transformações sociais e ambientais que estão ocorrendo ao longo desse anos também se refletem na escolha de empresas e dos seus produtos e serviços sustentáveis por parte dos consumidores.
A sigla ESG, acrônimo (Environment, Social, Governance) vem do inglês e está diretamente vinculada ao universo dos investimentos e indica as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.
Três quesitos que os empreendimentos precisam seguir para conquistar os selos de sustentabilidade ESG, e precisam concentrar-se, para garantir o cumprimento de medidas e definindo objetivos a médio e longo prazo.
Os critérios ESG são, portanto, usados para medir o impacto ambiental, social e de governança das empresas, cada vez mais focados em destacar a sustentabilidade de seus negócios e iniciativas.
As empresas não são mais avaliadas simplesmente pela capacidade de gerar dinheiro, mas também pela produção de resultados éticos, como inclusão social e proteção ambiental.
Existem mais de 700 selos de sustentabilidade pelo mundo, e 30 deles estão no Brasil. Veja alguns destes abaixo:
Para alcançar um selo de sustentabilidade é necessário seguir as normas de cada organização certificadora. Afinal, cada instituição tem suas regras e requisitos específicos.
Diferentes categoriais podem ser levadas em consideração para os selos de sustentabilidade, veja as principais abaixo:
Cada vez mais se privilegiam investimentos com baixo risco ambiental, social e de governança, optando por organizações capazes de impactar positivamente no contexto nacional ou global.
Logo, as empresas ESG geralmente oferecem uma melhor relação risco/recompensa e dão mais confiança aos investidores porque, ao se envolverem na compilação da declaração ESG, se comunicam de forma transparente, estabelecendo metas de melhoria contínua.
O interesse pelo conjunto de padrões ESG vem se tornando cada vez mais popular entre os empreendimentos, que também enxergam os critérios como uma forma de obter uma opinião positiva do público-alvo.
A ideia por detrás dos selos de sustentabilidade é bastante simples: as empresas têm mais probabilidades de sucesso de criarem valor e se tornarem “rentáveis” não só para os proprietários, mas para tudo o que envolve e diz respeito a companhia, ou seja, para os funcionários, clientes, fornecedores, meio ambiente e a sociedade em geral.
Nesse sentido, as estratégias ESG concentram-se em como as organizações operam na sociedade e como isso afeta as suas estratégias e o desempenho presente e futuro.
Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar a ele? Faça isso por meio de um comentário, logo abaixo. E, com isso, nos ajude a aprimorar, cada vez mais, os nossos conteúdos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!