Serviços de jardinagem como cortes, podas, controle de pragas e limpeza de plantas e jardins podem parecer simples e cotidianos, porém seguem regulamentações que precisam ser seguidas para mitigar a aplicação de multas e sanções. Apesar de não haver de fato uma lei federal única que regula a profissão, existem exigências legais com relação ao descarte de resíduos, a poda e normas de segurança.
Quais são os tipos de serviços de jardinagem?
Dentre os mais comuns estão manutenção regular, como corte de grama, poda e limpeza, além de serviços mais específicos como paisagismo e design de jardins, plantio, preparo do solo e controle de pragas e doenças. A revitalização de áreas verdes, limpeza de áreas de construção pós-obra, design de jardins, instalação e manutenção de sistemas de irrigação e roçadas em áreas verdes também se enquadram como serviços de jardinagem, apesar de nem sempre serem lembrados como tal.
Roçadas em áreas verdes
As roçadas são um serviço de manutenção feito em praças, parques, prédios públicos e canteiros, com o intuito de prevenir incêndios, fazer controle de pragas e ajeitar esses lugares para uso da população. Costumeiramente realizada por prefeituras e secretarias, o serviço pode ser terceirizado para empresas especializadas na área. Além do intuito estético, também tem função de prevenir a proliferação de pragas e lixo e garantir a possibilidade de uso por parte dos cidadãos, no caso de praças e parques.
O serviço, porém, é realizado somente em espaços públicos, o que se diferencia da limpeza de terrenos, que são particulares e, portanto, precisam ser realizadas pelo proprietário. A falta de manutenção nessas situações pode acarretar denúncias e multas.
A importância e vantagens em contratar Serviços de jardinagem
Cuidar de um espaço verde é um trabalho recorrente, mas que traz vantagens para quem faz. A principal vantagem é a estética e a valorização, que causa uma boa primeira impressão, demonstrando cautela com a flora, o visual e, consequentemente, com a empresa. Outro fator importante é a valorização do espaço, que contribui com a qualidade do ar, regulação da temperatura, ajuda a reduzir o estresse e auxiliar na saúde mental.
Com a terceirização se torna um processo ainda mais fácil, economizando tempo e recursos e obtendo um resultado de profissionais com experiência no assunto. Sem perder o foco nos projetos que realmente importam, é possível manter um jardim saudável, com baixos custos e manutenções regulares.
Promover espaços de convívios sociais, regulação dos níveis de estresse e ansiedade e melhora na qualidade do ar são tarefas complicadas, mas que podem ser solucionadas em conjunto com a implantação de um jardim, que ainda valoriza a sua empresa. Com a terceirização dos serviços de jardinagens, o seu foco pode continuar nas atividades importantes da sua empresa, que profissionais experientes tomam conta do que for necessário para manter as áreas verdes.
Quer saber por onde começar e como valorizar ainda mais a sua empresa? Entre em contato com os especialistas da Horizonte Ambiental e transforme o seu espaço com serviços completos de jardinagem.