Independente do segmento, ter boas ferramentas em mãos sempre elevará o patamar do seu negócio. Afinal de contas, a tecnologia chegou para nos dar maior escalabilidade e organização. E é sobre isso que falaremos por aqui.
Se você não conhece o CRM – Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento do Cliente – é melhor estar atento, pois essa é uma ferramenta essencial quando se trata de gerenciamento e relacionamento com o cliente. Confira alguns dos benefícios de uma ferramenta CRM:
Mas mais do que uma ferramenta, o CRM é também uma estratégia muito voltada para a fidelização dos seus clientes. E para isso, é preciso saber usar suas funcionalidades. Então, aqui vão algumas dicas de como integrar um sistema CRM a sua estrutura interna de consultoria ambiental.
Sabemos que nenhuma decisão deve ser tomada sem que seja baseada em dados. Este é o princípio da assertividade. Por isso, é importante integrar um sistema CRM no seu dia a dia, ele irá gerar relatórios e trazer informações pertinentes ao seu negócio.
Além disso, é importante acompanhar indicadores e métricas que mostrem os resultados dessas ações e o avanço do negócio em si a partir do momento em que as estratégias foram aplicadas, podendo replicar em projetos diferentes.
Uma empresa que presta consultoria ambiental pode estar envolvida em mais de um projeto, seja para um único cliente ou múltiplos clientes. Com o CRM você consegue acompanhar esses projetos de maneira simultânea, podendo estar visível para todas as pessoas de uma mesma área, o que dará maior facilidade para trocas de saberes, compartilhamento de informação e aplicação de boas práticas. O que deu certo em um projeto pode servir de exemplo para outros.
Existe uma opção onde é possível colocar campos obrigatórios para serem preenchidos em determinadas páginas. E quando se fala em regulamentação, sabemos que a complexidade das informações pode aumentar e muito o tempo de análise e entrega. Por isso, considero esta mais uma maneira de como se beneficiar do sistema CRM.
Com o CRM, é possível ter uma visão bastante ampla sobre o andamento de obras e sua gestão. Principalmente com relação aos pedidos que clientes fazem. Um dos benefícios de conectar uma plataforma de CRM na sua gestão é que todas as áreas podem ter acesso às mesmas informações. Isso significa que a área de compras pode ter visibilidade da entrega dos produtos que foram comprados pelos consumidores. O mesmo acontece com a área de atendimento, que consegue ter uma visão se o produto chegou a ser enviado ou não. Isso melhora consideravelmente a qualidade de atendimento e serviço prestado.
Ao ter uma ferramenta de CRM robusta, isto é, com informações relevantes e que se conectam entre elas, é possível ter uma maior previsibilidade de quais produtos precisam ter de acordo com a demanda dos consumidores. Ou seja, conforme os pedidos vão sendo feitos, ao preencher no CRM, conseguimos visualizar que existem produtos que são mais procurados do que outros e em determinados períodos do ano. Com isso, a organização do estoque é construída com base nesta demanda, evitando assim desperdícios e tendo os produtos disponíveis quando for a época de pico.
Isso também pode facilitar a oferta de produtos que estão sendo bastante pedidos para outros clientes, resultando no aumento de vendas, mas também na consultoria baseada em boas práticas.
Estes são alguns dos benefícios de integrar um sistema de CRM a sua empresa. Também vale lembrar que é possível fazer pequenos desenvolvimentos e integrações que permitam que a ferramenta se adeque 100% às suas necessidades.
Mas é importante saber que somente a ferramenta não é o suficiente. É preciso que todas as pessoas envolvidas na estrutura interna conheçam seus benefícios e façam o bom uso dela.
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