Uma usina eólica é uma estrutura utilizada para transformar energia eólica em energia elétrica através da força dos ventos.
Esse mecanismo de geração de energia dos ventos depende de turbinas eólicas (aerogeradores) girando em meio aos ventos com o auxílio das hélices (ou pás).
O trabalho com usinas eólicas têm mostrado resultados bastante satisfatórios no que diz respeito ao seu potencial de geração de eletricidade. Por exemplo, os parques eólicos registraram até fevereiro desse ano, 890 parques instalados em 12 estados brasileiros. Eles somam 25,04 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Desse total 85% estão na Região Nordeste, conforme noticiado aqui.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), até 2028 o Brasil terá 44,78 GW de capacidade instalada, aumentando consideravelmente a participação da energia eólica na matriz de energia gerada no país.
Observamos aspectos positivos e negativos no trabalho de uma usina eólica para a produção de energia elétrica.
Como aspecto positivo, podemos apontar a não liberação de substâncias nocivas na atmosfera. Com efeito, trata-se de uma fonte de energia limpa e barata. Isso fica evidente quando a comparamos com a construção de usinas hidrelétricas. Em suma, é uma energia renovável, porque é inesgotável.
Já como ponto negativo, podemos destacar os seguintes: poluição sonora e visual das usinas eólicas e as irregularidades dos ventos, que podem afetar a produção de energia elétrica.
No mais, por razões desconhecidas, a presença de turbinas eólicas não está apenas alterando o comportamento migratório das aves. De fato, também há o problema de colisões entre essas espécies e as pás das turbinas
Uma grande vantagem da usina eólica está relacionada ao seu baixo impacto no meio ambiente em relação a outros meios de produção de energia. Isso porque é uma geradora de energia renovável relacionada à disponibilidade de ventos em uma região.
Por não consumir combustível diretamente e não emitir gás ou material particulado, uma usina eólica ainda pode diminuir essa dependência de combustíveis fósseis. No entanto, sua utilização é limitada, porque a disponibilidade de energia dos ventos não pode ser controlada.
Outro problema está nas suas exigências por muito espaço para gerar grandes volumes de energia. Ademais, as turbinas eólicas geram muito ruído e a instalação dos equipamentos necessários contribui para a poluição sonora ambiental.
Outro aspecto digno de nota para a instalação de uma usina eólica é o impacto visual desse sistema. O ajuntamento de torres de parques eólicos promove alterações na paisagem local natural e causa poluição ambiental visual. Além disso, o giro das pás nas turbinas eólicas causa turbulência no fluxo de ar. E tal turbulência pode contribuir para processos erosivos em terrenos arenosos.
Outro efeito negativo dos parques eólicos é a possibilidade de causar interferências eletromagnéticas. Isso pode levar, entre outras coisas, à interrupção dos meios de comunicação e transmissão de dados, como no caso das operações de rádio e televisão, por exemplo.
Esse artigo foi útil? Deixe sua resposta na forma de um comentário e acompanhe as nossas próximas publicações.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!