A busca pela sustentabilidade é tarefa de todos e nesse caminho as empresas são peças fundamentais, seja pelo cumprimento da legislação ambiental vigente ou ainda pela sua contribuição na conscientização de colaboradores e clientes.
Respeitar o meio ambiente é respeitar a vida e tratar com responsabilidade todas as nossas práticas e ações.
Um dos caminhos mais nobres e transparentes para pequenas e médias empresas do setor industrial cumprirem o seu papel é realizar análises ambientais e divulgar os seus resultados.
Está cada vez mais claro! A sociedade já enxerga positivamente as empresas que cumprem o seu papel em busca da sustentabilidade, sendo estas respeitadas e reconhecidas pelas ações que promove.
Sem dúvidas… o alinhamento de boas práticas produtivas com a responsabilidade ambiental é um diferencial competitivo de mercado.
Todas as atividades produtivas podem gerar em algum momento impactos ambientais e estes devem ser observados, monitorados e mitigados. Desta forma descobrir os níveis e intensidade do impacto é o primeiro passo.
As análises ambientais são os estudos realizados por profissionais capacitados que têm como objetivo verificar os parâmetros determinados pelas normas, em interfaces como a água, solo, ar, dentre outras.
Além de cumprirem parte das atividades de monitoramento, as análises são em alguns casos exigidas e fiscalizadas como condicionantes de licenças ambientais. Esses estudos podem ser realizados momentos pontuais ou até mesmo de forma contínua, com um planejamento e cronograma.
De acordo com a área de atuação da empresa e o produto ou serviço que ele oferece, os órgãos ambientais solicitam as análises que devem ser realizadas por laboratórios preparados e acreditados.
Atenção! Ao buscar uma empresa para realizar análises ambientais, sempre solicite suas acreditações e outros documentos que atestem a qualidade do serviço a ser contratado.
Você sabia que para escolher um bom laboratório é fundamental entender o seu funcionamento e os serviços que ele oferece?
O motivo é bem simples: buscar confiabilidade e transparência.
Um bom laboratório de análises ambientais é formado por profissionais de excelência, equipamentos modernos e condizentes com os ensaios que realiza e, de forma obrigatória, ser acreditado pelo INMETRO.
A acreditação oferecida pelo INMETRO garante que o laboratório está operando de forma legal e tem a calibração dos seus equipamentos garantida pelas normas nacionais e internacionais, estando assim apto a realizar os ensaios e os serviços autorizados pelo credenciamento.
A garantia da acreditação é essencial!
Não esqueça também que ao contratar um laboratório para fazer as análises ambientais da sua empresa, a transparência, a boa comunicação e o histórico de cumprimento de prazos são critérios importantes para sua tomada de decisão.
Segue uma sugestão de checklist para facilitar a pesquisa de um bom laboratório:
1. Solicite informações das licenças e acreditações;
2. Consulte o tipo de análises oferecidas;
3. Busque conhecer a equipe técnica;
4. Analise os prazos que serão estabelecidos;
5. Faça agora o orçamento
Lembre-se ainda que o preço do serviço deve estar de acordo com as práticas do mercado, mas nunca se esqueça que algo muito barato pode custar caro, ainda mais tratando-se de obrigações legais na questão ambiental.
Essa é uma dúvida muito frequente, mas facilmente respondida pois, na maioria das vezes, a necessidade da realização de análises ambientais está atrelada ao segmento de atuação da empresa.
Existem um grande número de análises possíveis de serem realizadas: qualidade do solo, qualidade da água, monitoramento do ar, caracterização de resíduos e efluentes, dentre outras.
A determinação estará condicionada ao que o órgão ambiental exigir e ao prazo de frequência das análises. Podem ser solicitadas análises pontuais ou análises contínuas para o monitoramento de um aspecto ambiental.
Para determinar a necessidade da realização de análises ambientais em solos é preciso conhecer o objetivo e a atividade a ser realizada naquele terreno.
Verificar parâmetros físico-químicos de uma possível contaminação, qualidade e fertilidade para plantio e até mesmo verificar a possibilidade de construção de edificações e outras obras, são exemplos de atividade que podem demandar uma análise de solo.
A coleta de amostras de solo sempre são realizadas em pontos pré-determinados, definidos pelo histórico das atividades realizadas naquela proporção do terreno.
Os laudos e resultados são apresentados pelo laboratório de forma analítica contendo: o cronograma das coletas, o responsável técnico pela coleta e ensaio laboratorial e o comparativo com os parâmetros físico-químicos normatizados.
Realizar análise de água é algo extremamente necessário tendo em vista a grande demanda desse recurso em diferentes setores econômicos. Seja na utilização em processos produtivos da indústria, abastecimento para consumo humano e irrigação, preservar a qualidade da água para diversas formas de uso é função de todos.
Para realização dos estudos as amostras de água são coletadas em pontos específicos e visam atestar parâmetros químicos, físicos e biológicos, sempre em observância com as determinações das portarias e normas vigentes.
Dentre os vários estudos e análises ambientais da água que são oferecidos pelos laboratórios, podemos destacar: análise da qualidade para consumo humano, análise de águas subterrâneas, análise de água superficial de rios, represas e lagos e a análise de monitoramento de efluentes líquidos.
Realizar a gestão correta dos resíduos é uma ação prioritária quando pensamos em preservação ambiental e equilíbrios dos recursos naturais.
Sempre a responsabilidade legal sobre os resíduos gerados dentro de uma atividade está ligada ao gerador, que assume perante a lei o compromisso de monitorar desde a geração até o descarte do resíduos em questão.
Desta forma, o objetivo da análise de resíduos está ligado à sua classificação conforme a normas e resoluções, permitindo a identificação e o potencial de contaminação do mesmo, indicando desta forma o seu descarte conforme as recomendações técnicas.
O processo inicia com a coleta de amostras e o laboratório realiza a caracterização dos resíduos. De posse dos dados da caracterização, o resíduo agora pode ser classificado, beneficiado ou descartado de forma adequada sem promover risco ao meio ambiente e a saúde pública.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!