Uma grande parte dos problemas que envolvem os prejuízos ao nosso Meio Ambiente acontecem nos municípios.
Um município, inclusive, pode ser referência em qualidade de vida, ou não, dependendo da relação que seus habitantes possuem com o Meio Ambiente.
É por isso que, a partir do município, podem ser elaboradas estratégias com o objetivo de prevenir e solucionar os problemas que envolvem o Meio Ambiente.
Aliás, mais do que isso, o município é o local mais apropriado para que cada um tome a sua iniciativa. Iniciativa essa que deve unir o bem estar da população, o crescimento da economia regional e os devidos cuidados com o ambiente ao seu redor.
As previsões pouco otimistas para o Meio Ambiente tem feito com que as preocupações envolvendo a qualidade do ambiente cresçam especialmente nos municípios do Brasil.
É por isso que foram criados vários mecanismos para aumentar a conscientização na população, promovendo uma mudança de hábitos e uma consciência comportamental que permita atitudes mais conscientes em relação ao Meio Ambiente.
Nesse cenário, não só o Poder Público tem responsabilidade sobre os cuidados com o Meio Ambiente, mas também a população deve cumprir um papel importante nesse sentido.
Pensando nisso, os Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente foram criados.
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente é um órgão que foi criado para colocar o debate das soluções para uma melhor utilização dos recursos naturais e recuperação de prejuízos ambientais na pauta dos órgãos públicos, dos setores políticos e empresariais, bem como na pauta de outros campos da sociedade civil.
Os Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente realizam ações que servem como um instrumento para um melhor:
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente serve para assessorar o Poder Executivo Municipal em todos os assuntos relacionados ao Meio Ambiente do município.
Além disso, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente deve:
Um Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente deve ser criado para mobilizar e envolver a população do município em ações efetivas de cuidados ao meio ambiente.
A criação do Conselho parte do pressuposto que a partir do momento que a população tem acesso às informações sobre o meio ambiente, ela passa a compreender melhor quais são as suas responsabilidades individuais e coletivas.
A qualidade ambiental do município deve ser preservada e aprimorada para que os seus habitantes também tenham a qualidade de vida desejada.
Para exercer suas atividades o COMDEMA é dividido em:
Plenária: Composta pelos conselheiros membros do COMDEMA, cuja função é aprovar os pareceres, moções de deliberações do Conselho.
Também tem a função de discutir diferentes questões sobre as políticas públicas ambientais do município.
Geralmente o mandato dos conselheiros duram 2 anos.
Diretoria: A diretoria é comporta por um presidente, um vice-presidente e um secretário.
É responsável pela condução e organização das atividades que são exercidas dentro do COMDEMA.
Câmaras Técnicas e Comissões Especiais: Função de aprofundar a análise e a discussão dos diferentes temas (recursos hídricos, resíduos, biodiversidade, legislação ambiental, biodiversidade, uso e ocupação do solo, educação ambiental, entre outros) em debate no COMDEMA e encaminhar à Plenária para as devidas deliberações.
Podem fazer parte dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente os representantes de:
E aí, agora que você já sabe um pouco mais sobre o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, que tal se mobilizar para começar a participar das reuniões.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!