O descarte correto do lixo é um problema global no que diz respeito à preservação do meio ambiente. No Brasil, são impactantes os números da produção de resíduos.
Em suma, o país gera cerca de 82 milhões de toneladas de lixo anualmente. Desse total, descarta-se ainda uma grande parcela de maneira indadequada e pouco mais de 2% são reciclados.
E um fato surpreendente é que muitas pessoas ainda continuam a descartar resíduos perigosos no lixo comum, é o caso por exemplo de resíduos perfurocortantes e infecciosos, medicamentos, produtos farmacêuticos, produtos químicos, entre outros.
O lixo orgânico é o lixo que pode ser transformado em composto orgânico (adubo) em um processo de compostagem.
Já o lixo inorgânico não possui origem biológica, ele é produzido de forma não natural. A diferença entre eles é basicamente a origem dos materiais descartados.
Para descartar o lixo corretamente, o ideal é realizar a sepração em casa, retirando os resíduos que são recicláveis (papel, vidro, plástico e metal) e utilizar-se de uma composteira para os resíduos orgânicos (cascas de frutas, verdudas, casca de ovo, etc) produzindo um adubo natural, que pode ser usado em jardins e hortas em casa.
Poucos sabem, de fato, como descartar corretamente o lixo, como no caso das sobras do óleo de cozinha.
Para isso, recolha o resto usado, coloque em uma garrafa plástica e leve para um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) perto de sua residência.
Esse material poderá ser encaminhado para cooperativas e assim ter uma destinação final correta para sua reciclagem.
Você deve descartar alguns itens de maneira ecologicamente correta. Isso inclui baterias e pilhas (à base de cádmio, lítio, manganês, cobre, chumbo, etc.), lâmpadas, eletrônicos, produtos farmacêuticos, produtos químicos, e outros resíduos que contenham substâncias perigosas.
Resíduos de serviços de saúde também representam um risco , e, por isso, devemos descartá-los adequadamente.
O plástico é um dos produtos que mais compromete a sustentabilidade do planeta e do meio ambiente. É naturalmente resistente e pode ser facilmente a matéria-prima de diversos produtos industrializados.
Na prática, seu descarte inadequado pode levar, entre outras coisas, à obstruções da rede de esgoto e inundações. Além disso, pode resultar em poluição de lagos e rios e danos à flora e à fauna do planeta.
Ademais, os resíduos perigosos, como por exemplo baterias e aparelhos eletrônicos são itens em cujas composições vão substâncias químicas bastante danosas. São substâncias como o mercúrio, chumbo, lítio, cádmio, entre diversas outras. Estas podem causar danos ao solo e água superficial e subterrânea se não forem descartadas adequadamente. Portanto, você deverá levar esses itens a um ponto de recebimento apropriado.
Em algumas regiões, os responsáveis pelas suas fabricações possuem coletores especiais de baterias, pilhas e demais eletrônicos. Do mesmo modo, algumas escolas e instituições também atuam como pontos de coleta. Pesquise se sua comunidade pode lhe ajudar com relação a isso!
Um dos motivos pelos quais o descarte correto do lixo é uma iniciativa urgente é que a produção de resíduos está entre os principais agentes destruidores da natureza. E portanto, uma gestão de resíduos mais eficiente é necessária, e ainda há dificuldades de investir e implementar políticas de coleta seletiva.
De fato, o tratamento de diferentes tipos de resíduos continua sendo um desafio e tanto no Brasil. Isso ocorre porque ainda há pessoas que não percebem a importância desse tipo de iniciativa. Portanto, é importante ressaltar que, para além de preservar o meio ambiente, tais ações também contribuem para o benefício de famílias que vivem da reciclagem de materiais.
Por isso, o investimento em educação ambiental e a troca dessas informações deve ser sempre incentivada para que, dessa forma, os indivíduos se tornem, cada vez mais, defensores dessa causa.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!