Hoje em dia, ser uma empresa ambientalmente adequada, é extremamente importante, já que a sustentabilidade ambiental é fator de ordem mundial.
Mas para entendermos isso melhor, temos que compreender as atitudes que uma empresa toma, visando o respeito e o equilíbrio do meio ambiente.
Então, podemos concluir para que uma empresa seja considerada sustentável, suas ações, aquelas que tratam de seu crescimento econômico, devem andar coligadas com as questões ambientais.
Mas quais ações seriam essas? É o que vamos ver a seguir de forma clara e simples, acompanhe.
Deve existir um respeito total às leis ambientais, respeito esse que deve começar no momento da implantação de novos empreendimentos, seguindo os processos de licenciamento ambiental relacionados a cada nova atividade, e deve ser continuado no período de execução, através de uma gestão ambiental que esteja antenada com as questões ambientais.
Este é um ponto muito importante, pois usar de forma racional a energia elétrica reduz a pressão sobre outros ou novos recursos e até mesmo ambientes que devem ser usados e algumas vezes alterados para produzir essa energia, como no caso das usinas hidrelétricas.
Um exemplo prático, e que vem crescendo muito nos dias atuais, é o uso da energia solar.
Empresas vêm se adaptando a essa nova forma de energia, com o uso de painéis solares, não interferindo no meio ambiente e o que é melhor economizando em seus gastos com energia.
O uso racional dos recursos hídricos deve ser levado e muito a sério, já que a água é um bem muito valioso e sua escassez, já é uma realidade.
Como fazer um uso racional da água? Ora, a empresa pode fazer um reaproveitamento da mesma através de seu tratamento e outra forma seria captar a água da chuva e usá-la de maneira eficiente.
Para se ter uma empresa ambientalmente adequada a reciclagem de resíduos não pode faltar, até porque na hierarquia dos 3Rs, ele é o terceiro a aparecer, lembre-se ”reduzir, reutilizar e reciclar”.
Reciclar faz com que a empresa possa dar uma destinação final adequada com possbilidades de reduzir o uso de matérias-primas, o uso da energia, a poluição do ar e da água.
Outros pontos que também devem ser considerados é a economia de lugares onde depositar os resíduos e também a diminuição da emissão de poluentes atmosféricos, reduzindo o efeito estufa.
Dessa forma a empresa deve implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos com sistema de coleta seletiva ou criar o seu próprio mecanismo de reciclagem.
Toda empresa tem como fim atingir o cliente e por isso ela precisa, hoje, ter uma responsabilidade e consciência ambiental, pois suas ações refletem e muito nas atitudes que esse cliente passará a ter.
Quando uma empresa utiliza materiais recicláveis nas embalagens dos seus produtos, ela está demonstrando que se preocupa com meio ambiente, ela mostra isso para o cliente e o sensibiliza.
No uso de produtos biodegradáveis, quando um cliente final, usá-los e não reciclá-los, esta embalagem se degradará mais rapidamente e de forma natural, ajudando assim o planeta como um todo.
Já falamos um pouco sobre isso, mas aqui vamos ressaltar a necessidade do uso de filtros e equipamentos de controle ambiental para reter os poluentes emitidos durante todo o processo de produção industrial.
Uma empresa que deseja se tornar ambientalmente adequada deve se preocupar com a não emissão de gases poluentes, que podem provocar o efeito estufa e prejudicar à saúde da população.
Nesse ponto vamos ressaltar a importância e o cuidado de se descartar adequadamente os resíduos decorrentes da produção e da implantação de novos empreendimentos, de forma que a empresa respeite à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e legislações ambientais em seus diversos aspectos.
Fazendo o descarte de forma adequada dos resíduos, evita-se a contaminação do solo, da água e do ar.
A educação ambiental é uma forma lúdica de conscientizar, principalmente as crianças, de maneiras de preservar o meio ambiente e como respeitar as leis ambientais.
Uma empresa que preza pela sustentabilidade, deve gerar projetos educacionais que visem a conscientização ambiental da população, contribuindo assim, para a preservação do planeta.
Toda empresa que visa estar ambientalmente adequada, deve ter e sustentar um canal aberto, cujo objetivo seja fornecer informações sobre as características dos produtos que vendem ou produzem, se são recicláveis ou biodegradáveis, por exemplo.
Também deve conscientizar os consumidores de seus produtos sobre como descartá-los, saber analisar a validade dos mesmos ou que não devem ser usados por qualquer outro motivo.
Devemos lembrar que nem todos os gestores de empresas estão preparados para assumir uma posição de sustentabilidade, por esse motivo, contar com a ajuda de uma consultoria ambiental pode ser fundamental.
Talvez os gestores não conheçam todas as leis ambientais, não se sintam preparados para criar um projeto de educação ambiental que atenda a população e não dominem técnicas de conscientização ambiental de funcionários.
A Horizonte Ambiental é uma consultoria especializada em soluções ambientais e ajuda na elaboração de projetos para a criação de produtos ou serviços sustentáveis, desenvolvendo um plano de comunicação com a empresa e seus consumidores, de forma a mostrar que a empresa funciona e se direciona com respeito e equilíbrio ao meio ambiente.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!