A fiscalização de produtos controlados é realizada por três órgãos, a Polícia Civil, Polícia Federal e o Exército. Eles disponibilizam diversos serviços para a sociedade e garantir que todas as atividades envolvendo os produtos controlados sejam realizadas com toda a segurança necessária é um deles.
Todas as pessoas físicas e jurídicas devem trabalhar em conjunto com os órgãos responsáveis para que suas atividades sejam executadas de forma a não ocasionar danos e riscos ambientais e a saúde da população.
A fiscalização de produtos controlados não precisa ser realizada apenas pelos órgãos responsáveis por sua fiscalização e controle, porque é responsabilidade de todos os envolvidos realizar as atividades com os produtos de forma segura e responsável.
A palavra responsável é utilizada com muita frequência quando o assunto são os produtos controlados, mas isto acontece por um excelente motivo.
Responsabilidade significa possuir o dever de arcar com as consequências de suas ações. Os produtos controlados podem trazer diversos riscos para a pessoa física ou jurídica que optar por exercer atividades com eles, ela se torna responsável pelos produtos e por evitar todos os perigos que eles possam causar.
Evitar que os produtos controlados se tornem um perigo é uma grande responsabilidade, mas não é necessário desistir das atividades por causa disto. Existem diversas formas de realizar todas as atividades desejadas de forma segura, uma delas é a obtenção das licenças de produtos controlados.
Vamos te ajudar a seguir suas atividades com os produtos controlados de forma segura e tranquila, o conhecimento fornecido nos seguintes tópicos é uma parte importante do seu caminho neste setor.
Todas as atividades que envolvam os produtos controlados em suas ações demandam a necessidade da obtenção das licenças, independente de ser a fabricação, armazenamento, manuseio, compra, venda ou qualquer outro trabalho que utilize os devidos produtos.
Para compreender quais são as atividades que necessitam da licença é preciso descobrir quais são os produtos controlados e se algum deles está presente em alguma das suas ações.
Existem três órgãos responsáveis pela fiscalização de produtos controlados e liberação das licenças necessárias, sendo eles a Polícia Civil, Polícia Federal e o Exército. Cada um destes órgãos é responsável pela fiscalização de uma lista específica de produtos.
Independente da atividade que seja exercida, será necessário que o órgão responsável disponibilize as devidas licenças e que toda a documentação e vistorias estejam em conformidade com as normas previstas na legislação vigente.
Realizar atividades sem licenças pode ser considerada uma infração das normas da legislação vigente porque é necessário possuir a licença para utilizar os produtos controlados.
Os riscos desta infração podem ser variados, mas o responsável pelos produtos controlados sempre deve estar atento ao fato de que ser uma primeira infração não significa que a punição será mais branda.
A gravidade das sanções varia de acordo com as infrações e a mais leve é a advertência, mas quando ela ocorre, é necessário que o infrator faça todo o possível para reverter os fatores que o levaram a receber tal punição.
Uma simples advertência não significa que o infrator não receberá punições mais graves, ela pode evoluir para uma multa, apreensão dos produtos controlados, cassação e interdição.
Uma informação que deve ser levada em consideração para todos que praticam atividades com produtos controlados é que a reincidência poderá tornar as punições mais graves.
Quando ocorre a cassação, o infrator fica impedido de realizar a obtenção de novas licenças para produtos controlados pelo prazo de cinco anos.
A fiscalização de produtos controlados é a responsável por descobrir quais pessoas jurídicas ou físicas exercem atividades sem cumprir com os requisitos exigidos e sem as licenças para produtos controlados.
A ação da fiscalização é realizada por um dos três órgãos encarregados de garantir que as atividades que utilizem os produtos controlados sejam realizadas de acordo com todas as normas.
A fiscalização é realizada com a utilização de diversas ferramentas, são executadas vistorias de forma presencial nos estabelecimentos que acontecem as atividades e todos os documentos são analisados de forma detalhada.
A fiscalização de produtos controlados faz uma investigação muito elaborada de todas as questões referentes à segurança dos locais que estão executando as atividades com produtos controlados.
Durante a fiscalização são analisados fatores de segurança que são específicos para cada tipo de produto controlado. As instalações devem estar dentro das conformidades para proporcionar segurança para todas as pessoas, para o meio ambiente e para o estabelecimento onde está armazenado.
A fiscalização não acontece apenas em vistorias porque não é a única ferramenta que os órgãos utilizam para garantir que as atividades com produtos controlados sejam realizadas com segurança.
As licenças e os mapas de controle são um fator muito importante quando falamos sobre produtos controlados e é aconselhado que eles sempre apresentem informações atualizadas, dentro das normas e que estejam em local de fácil acesso para os órgãos que realizem a fiscalização e o controle.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com a nossa equipe de consultores ambientais!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!