Sustentabilidade é atender às necessidades do presente sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.
O campo da sustentabilidade é multifacetado, e absolutamente qualquer empresa pode dar sua própria contribuição.
O processo de criação de uma estratégia de desenvolvimento sustentável é semelhante tanto para empresas públicas quanto para empresas privadas.
Simplificando, pode ser descrito pelas seguintes etapas:
Todas essas etapas parecem simples, mas na prática levam semanas e meses, especialmente se você fizer tudo sozinho, sem o envolvimento de um consultor ambiental ficará difícil atingir um horizonte sustentável.
Os dados obtidos formam a base para os chamados “mapas de maturidade” são matrizes para o desenvolvimento dos diversos processos da empresa do ponto de vista do desenvolvimento sustentável.
Com base nela, você pode finalizar o desenvolvimento das principais tarefas no campo da responsabilidade social, ambiental e governança para os negócios e começar a preparar métricas e KPIs específicos.
O horizonte sustentável é um conceito que visa o equilíbrio entre os aspectos sociais, econômicos e ambientais de uma organização. Para isso, é fundamental que haja um equilíbrio entre o crescimento econômico das empresas e a utilização que elas dão aos recursos humanos, financeiros, materiais e naturais que as compõem.
Um aspecto essencial da sustentabilidade é que ela melhora as condições socioeconômicas dos colaboradores de uma empresa.
Uma empresa que visa o horizonte sustentável cria valor econômico, ambiental e social no curto e no longo prazo. Uma organização com essas características contribui para o aumento do bem-estar e do progresso das gerações presentes e futuras no ambiente em que atuam.
Realiza ações que beneficiam o estilo de vida das comunidades que a cercam e o meio ambiente. Algumas empresas utilizam tecnologias que levam ao aproveitamento da luz natural, reduzindo o desperdício e economizando água.
Na vertente social, são várias as organizações que desenvolvem programas que beneficiam vários setores da sociedade, como oficinas de empregabilidade, construção de escolas, entre outros.
As empresas que investem em tecnologias e práticas de negócios ecologicamente corretas têm mais chances de garantir sua permanência no mercado e melhorar seu posicionamento.
Uma empresa que quer se inclinar para a sustentabilidade deve partir do comprometimento de seus gestores, que devem assumir determinados valores. Todas as atividades da empresa que tenham a ver com este tema devem respeitar as diretrizes delineadas por esses valores.
É fundamental ter em mente que a política de sustentabilidade de uma empresa deve contar com a participação ativa de todos os seus colaboradores para agregar valor ao negócio.
Quando uma organização aplica uma política de sustentabilidade, ela precisa fazer com que seus funcionários se comprometam com a causa. A unificação de práticas e critérios define amplamente o sucesso de uma estratégia desse tipo. Só assim será possível mudar a cultura da empresa.
Que a organização veja a sustentabilidade como impulsionador de seu crescimento. Torne suas cadeias de valor sustentáveis. Projete produtos e serviços ecológicos.
Capacitar os colaboradores sobre a importância da sustentabilidade na empresa e para a aplicação efetiva das novas políticas. Promover as condições para o desenvolvimento local tanto social quanto economicamente.
Uma empresa que não se adapta às constantes mudanças que o mercado atual exige para ser competitiva corre o risco de desaparecer. A preocupação com o meio ambiente está condicionando em grande parte a tomada de decisões financeiras de muitas empresas.
Embora tradicionalmente no ambiente de negócios os requisitos de responsabilidade ambiental fossem considerados despesas, hoje começa a ser reconhecido que a gestão ambiental responsável em uma organização pode gerar impactos financeiros positivos e criar oportunidades importantes de geração de valor.
Organizações cuja administração é realizada de maneira solidária e comprometida com o meio ambiente estão sendo cada vez mais avaliadas. A visão do desenvolvimento sustentável nas empresas vai além do cumprimento específico das normas ambientais e da implantação de conceitos de produção mais limpa.
Muitas empresas consideram a sustentabilidade um elemento-chave para garantir sua liderança em novos mercados. Uma organização que atua com ética em termos econômicos, sociais e ambientais terá mais chances de perdurar no tempo e gerará valores compartilhados para seus diversos públicos de relacionamento, além de melhorar a situação de um grande número de pessoas.
Recentemente, as questões do desenvolvimento sustentável estão ganhando cada vez mais popularidade, o público está prestando atenção a elas, os governos levando em consideração na hora de formular leis.
No sentido moderno, o termo “sustentabilidade” ganhou amplo uso após o discurso da Primeira-Ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland na ONU em 1987, no qual ela definiu o desenvolvimento sustentável como “atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade de futuras gerações para atender às suas necessidades.”
Em termos de negócios, engajar-se no desenvolvimento sustentável significa entender os desafios de longo prazo do nosso planeta e levá-los em consideração na estratégia e na prática.
Porém, sustentabilidade não envolve apenas responsabilidade empresarial no sentido de proteger o meio ambiente. A sustentabilidade diz respeito ao ambiente de negócios em todas as suas dimensões: social, econômica, cultural e ambiental (relacionada ao meio ambiente).
Do ponto de vista econômico, a sustentabilidade implica garantir a capacidade de atender às necessidades econômicas (para as empresas, é obter lucro; para as pessoas, é comida, água, moradia, utensílios domésticos).
Do ponto de vista ambiental, trata-se da proteção e restauração do meio ambiente (controle das mudanças climáticas, conservação dos recursos, prevenção de perdas desnecessárias).
Na dimensão cultural, sustentabilidade significa apoiar e reconhecer o valor da diversidade (o que garante a identificação das comunidades e a transmissão das tradições).
Não se trata apenas sobre o impacto que os negócios podem ter na existência sustentável da humanidade, ou como isso pode ser alcançado, mas também sobre como abordar as questões relacionadas à sustentabilidade e como esta afeta os negócios.
Uma empresa pode não considerar alcançar o horizonte sustentável como estrategicamente importante, ou não abordar essas questões, no entanto, a necessidade de sustentabilidade ainda determinará como ela faz negócios.
Problemas de acessibilidade e volatilidade nos preços dos recursos, demanda do consumidor, pressão dos investidores, atração e retenção de talentos, o surgimento de novos mercados e o desaparecimento dos antigos, mudanças nas transações financeiras, esta é apenas uma lista parcial do que é afetado pelo problema de sustentabilidade.
Se a sustentabilidade estiver incorporada na abordagem de negócios de uma empresa, ela estrategicamente reduz os custos, constrói uma nova base de clientes e recruta e desenvolve talentos dentro da organização.
Uma empresa engajada no desenvolvimento sustentável recebe uma meta de longo prazo que será consistente com seu negócio principal e pontos fortes, motivará seus colaboradores e contrapartes e proporcionará otimismo.
O conceito de desenvolvimento sustentável não é apenas uma teoria para melhorar a vida no planeta. Esse princípio tem aplicação prática, tanto para os estados quanto para as empresas.
Sobre como as tarefas de desenvolvimento sustentável são implementadas na prática e porquê o respeito ao meio ambiente da produção afeta diretamente sua competitividade, em um novo projeto especial.
Com o tempo, empresas e países que não respondem às partes interessadas e não consideram os riscos à sustentabilidade enfrentarão um crescente ceticismo dos mercados e, por sua vez, custos de capital mais elevados.
Por outro lado, as empresas e países que defendem a transparência e demonstram capacidade de resposta às partes interessadas atrairão investimentos de forma mais eficaz, incluindo melhor qualidade e mais capital eficiente.
Alcançar o desenvolvimento sustentável requer soluções integradas complexas que afetam várias áreas da vida e do estado ao mesmo tempo. Uma economia moderna e eficiente deve conservar o capital natural, reduzir as emissões, conservar a biodiversidade, sem deixar de crescer.
Sob as novas condições, os grandes negócios estão se tornando a base para o desenvolvimento econômico sustentável. Para eles, o cumprimento dos indicadores produtivos e financeiros equivale à preservação dos recursos naturais e humanos que serão demandados no futuro.
Como você pode perceber, alcançar o horizonte sustentável é essencial para qualquer tipo de empresa, pois isto será um fator fundamental para o seu desenvolvimento e continuidade no mercado.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com a nossa equipe de consultores ambientais!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!