Você sabe o papel da indústria metalúrgica para os nossos dias? Pois bem, o ferro com certeza é um elemento que faz parte da nossa evolução, como seres humanos, e, por esse motivo, não dá para pensar em um mundo sem ferro hoje.
Esse elemento, o ferro, está em nosso mundo há muito tempo, e seja pela fabricação de ferramentas, estruturas ou de armas, a sua manipulação é tão trabalhada que ela está entre as bases de nosso sociedade moderna.
Percebe-se, então, que diversos setores podem usufruir do benefício do trabalho da empresa metalúrgica, com o auxílio de usinagem de metais.
Dentre esses setores, podemos citar as empresas de metalmecânica, eletroeletrônicas, automobilística e construção civil, mas existem muitas outras.
Pensando nisso, hoje separamos algumas das informações relevantes e importantes sobre a empresa metalúrgica, de forma a expressar a sua importância para os nossos dias atuais.
É impossível pensar que, nos tempos atuais, a gente possa viver sem o metal, e, de fato, isso seria um desafio enorme.
Principalmente pelo fato de que o metal está presente em quase tudo que utilizamos.
Com isso em mente, apresentamos a seguir algumas informações relevantes sobre o que constitui uma indústria metalúrgica e sua significância. Aproveite a leitura.
Desde os primórdios da humanidade, a metalurgia tem sido basilar iniciando na Idade do Cobre, uma época de significativas transformações técnicas e sociais. Nesse período, os primeiros humanos domesticaram animais para transporte, inventaram o arado e descobriram a roda, além de dominarem a metalurgia, utilizando o cobre como matéria-prima principal.
Inicialmente, os artefatos metalúrgicos eram utilitários, como bacias, facas, armas e ferramentas agrícolas, evoluindo também para objetos artísticos, como estatuetas.
A fundição foi provavelmente o primeiro método de conformação desenvolvido, possivelmente descoberto por acidente quando minérios de cobre foram expostos ao fogo, observando-se seu derretimento e solidificação. Posteriormente, o cobre era aquecido e moldado em recipientes de pedra, sendo refinado com ferramentas rudimentares até alcançar a forma desejada.
Com o progresso ao longo dos tempos, novas técnicas metalúrgicas foram criadas e aprimoradas, assim como diferentes materiais foram explorados.
O que é e qual a atuação de uma indústria metalúrgica?
A indústria metalúrgica tem o seu peso na fabricação de produtos de consumo e se destaca como fornecedora de materiais para outras indústrias. Nesse sentido, enumeramos seis matérias-primas que estão diretamente ligadas à indústria metalúrgica:
Produção de ferroligas
São compostas principalmente por ferro e níquel, junto com outros elementos como cromo, que conferem propriedades adicionais como resistência mecânica, resistência à corrosão, condutividade elétrica e térmica, e ponto de fusão elevado.
Estas características fazem das ferroligas materiais mais eficientes que o aço em diversas aplicações, podendo também ser utilizadas para melhorar o desempenho de ligas de aço existentes.
Produção de ferro-gusa
É produzido pelo derretimento de minério de ferro e calcário em alto forno, utilizando carvão vegetal como combustível. Após o resfriamento, forma-se o ferro-gusa, um produto com alto teor de carbono.
Devido à sua instabilidade e fragilidade, o ferro-gusa passa por processos adicionais de fusão e mistura com outros elementos para ser transformado em lingotes, que por sua vez servem como matéria-prima para a produção de ferro forjado, ferro fundido e aço.
Fabricação de tubos
Na produção dos tubos, as indústrias metalúrgicas empregam processos de extrusão a frio ou a quente. Durante esse procedimento, a matéria-prima é pressionada contra uma matriz com o formato desejado, resultando nos tubos finais. Os materiais-base predominantes para a fabricação de tubos incluem ferro fundido, aço e cobre.
Produção de metais não ferrosos
São aqueles que não contêm ferro em sua composição, portanto, não possuem propriedades magnéticas. Este grupo inclui metais como cobre, chumbo, alumínio e zinco.
Siderurgia
E, por fim, a siderurgia é responsável por tratar e fabricar os aços e ferros fundidos.
No geral, a indústria metalúrgica tem o seu destaque no mercado por conta do seu ecossistema com o tratamento de metal.
Em uma empresa metalúrgica, percebemos que não precisa trabalhar com apenas um dos campos citados acima, ou com todos, mas sim com alguns, abrangendo cada vez mais públicos diferentes e que se complementam entre si. Entretanto, mesmo com essa divisão explicada anteriormente, vemos que, como as áreas de atuação são diferentes, o seu trabalho não é igual.
Algumas empresas são especializadas na fundição, por exemplo, já outras com a soldagem.
Fundição
É a etapa da indústria metalúrgica responsável por dar forma ao ferro derretido, utilizando fornos de altíssima temperatura para transformá-lo em estado líquido. Esse material é então despejado em moldes, onde solidifica e adquire o formato desejado, resultando na peça fundida. Os metais mais comuns utilizados nesse processo são bronze, aço, magnésio, latão e zinco.
Daí que surgem os diversos tipos de empresas metalúrgicas, que decidem por trabalhar com um alguns setores de atuação. E é sobre isso que entenderemos a seguir.
De uma maneira geral, a maioria das empresas metalúrgicas trabalha adotando o B2B, isto é, a sua produção e venda é direta com as empresas, e essas empresas usarão o produto adquirido com a metalúrgica para a produção ao cliente final.
Por exemplo, os utensílios de cozinha que você compra para uso doméstico não saem prontos da indústria metalúrgica. A agência adquire o metal e realiza o acabamento, dando forma ao produto final. No entanto, esse campo possui diversas especializações, tais como:
Soldagem
A soldagem é o processo que utilizar o calor para juntar o metal, que foi separado em duas partes, com a ajuda de um metal de solda.
Esse metal será despejado, agindo como o elemento que une essas peças no local que estiver indicado.
O processo de soldagem é utilizado na indústria metalúrgica, no geral, também pode ser utilizado na indústria automobilística, naval, metalmecânica e outras.
O processo de soldagem ainda tem algumas variações, tais como a solda por pressão, por explosão, por fricção ou a laser.
Fundição
Como falamos acima, o setor de fundição se encarrega de produzir os produtos feitos de metal, no momento em que o material é inserido no molde. Esse processo de fundição é muito usado a fim de alcançar alguns formatos que na verdade poderia ser mais difíceis ou caros, através da usinagem.
Usinagem
Nós até citamos pouco a usinagem até esse momento do texto, contudo, a usinagem é muito comum na indústria metalúrgica.
A usinagem se trata de um processo para manusear uma peça feita de metal que seja bruta, e que apresente ferramentas de corte, além de desbaste helicoidal, vertical e horizontal.
A principal função da usinagem é dar à peça uma forma, de acordo com o desenho mecânico que foi definido previamente.
É por esse motivo que a usinagem, na verdade, é um processo que exige uma técnica muito precisa.
Além de contar com a expertise de quem está responsável por operar a máquina, é preciso do auxílio de alguns produtos químicos, a fim de facilitar esse processo. Um item muito utilizado nesse processo é a lubrificação industrial.
Uma recomendação que a maioria das empresas recebe é sobre a criação de um plano acerca da lubrificação, auxiliando a manutenção tanto do maquinário quanto do processo em si de usinagem.
Até aqui falamos dos tipos de empresas metalúrgicas e das suas áreas de produção. Mas você sabe o que é necessário ao desativar uma indústria metalúrgica?
As empresas do setor de metalurgia precisam realizar o licenciamento ambiental para regularizar sua localização, instalação e operação das suas atividades.
Mas para reduzir os impactos ambientais da indústria, é requerido não apenas o licenciamento ambiental, mas também um cuidadoso e responsável processo de desativação e encerramento das atividades.
A desativação segura de uma indústria metalúrgica necessita da implementação de um Plano de Desativação. Este plano é um relatório técnico elaborado para guiar o processo de desativação total ou parcial de uma fábrica ou planta industrial. Seu objetivo é investigar indícios ou suspeitas de contaminação do terreno.
A avaliação desse documento é conduzida pela CETESB, órgão ambiental do estado de São Paulo, mediante solicitação de Parecer Técnico sobre o Plano de Desativação. O Plano de Desativação e Encerramento de Atividades deve ser acompanhado de estudos de passivos ambientais, como Avaliação Preliminar e Investigação Confirmatória.
É importante que a empresa tenha ciência que a não realização do Plano de Desativação pode acarretar em autuações, multas e pendências ambientais.
Para evitar problemas em relação a isso, é importante investir nesse procedimento de maneira responsável.
Por isso, a contratação de uma consultoria ambiental especializada é de grande importância para que esse processo ocorra de maneira correta.
Segundo o que determina o Decreto nº 59.263 em seu Artigo 18, são considerados responsáveis legais e solidários pela prevenção, identificação e remediação de uma área contaminada:
I – O causador da contaminação e seus sucessores;
II – O proprietário da área;
III – O superficiário;
IV – O detentor da posse efetiva;
V – Quem dela se beneficiar direta ou indiretamente.
Diante dessas informações, é necessário que a indústria metalúrgica, junto com uma consultoria ambiental realize esse Plano de Desativação de maneira séria e responsável.
Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo e dinâmico, as indústrias metalúrgicas enfrentam uma série de desafios complexos que requerem abordagens inovadoras e especializadas.
Portanto, uma consultoria ambiental para metalurgia pode atuar na análise de um modo geral do processo industrial. Afinal, estudos serão desenvolvidos em torno das movimentações logísticas; de como é realizado o transporte e distribuição dos bens; de quais são os custos na indústria e de que maneira poderiam ser realizados cortes de gastos de maneira estratégica, e como colocar em prática ações mais sustentáveis, entre outros.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com a Horizonte Consultoria Ambiental especializada em regularização ambiental de metalúrgicas.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!