Enfrentar os desafios ambientais agravados pelo crescimento populacional e pelo aumento do consumo, requer boa governança, ação coletiva, financiamento adequado e tecnologias disruptivas.
Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma ferramenta capaz de promover a sustentabilidade – setores como agronegócio, energia renovável e transporte podem se beneficiar da IA para gerenciar riscos climáticos e ambientais de forma mais eficaz.
Fique por dentro do tema no nosso post sobre a aplicação da inteligência artificial no setor ambiental. Aproveite a leitura!
A inteligência artificial (IA) oferece uma oportunidade singular para abordar questões socioambientais. Ela pode ser aplicada em diversos setores e contextos econômicos para auxiliar no gerenciamento dos impactos ambientais e das mudanças climáticas.
Inclusive, um estudo realizado pela PwC UK, a pedido da Microsoft, analisou o impacto econômico da aplicação de IA na gestão ambiental em quatro setores: agricultura, água, energia e transporte. Segundo a organização, o uso da IA para fins ambientais contribuirá com até 5,2 trilhões de dólares para a economia global até 2030.
A inteligência artificial (IA) tem o potencial de desvincular o crescimento econômico do aumento do impacto ambiental, porém, devemos considerar os seus riscos.
Afinal, a IA aumenta as emissões por causa do alto consumo de energia e do uso intenso de recursos naturais no processamento de dados e na manutenção de servidores. Por isso, vale investir em eficiência energética e usar fontes renováveis nos data centers que usam IA.
Ademais, a rápida obsolescência dos equipamentos eletrônicos (como hardwares) requer uma abordagem responsável em relação à destinação correta e à reciclagem do lixo eletrônico, por exemplo.
De fato, a IA está se tornando uma aliada na gestão ambiental e climática, ajudando a tomar decisões mais inteligentes, baseadas em dados e indicadores de sustentabilidade. Aqui estão algumas iniciativas que usam IA, e que geram impactos positivos:
1. Cadeia de valor sustentável
Com as novas regulamentações ESG (ambientais, sociais e de governança) e as barreiras comerciais, a transparência na cadeia de suprimentos é vital. A IA nos ajuda a monitorar direitos humanos, evitar desmatamento e garantir que os produtos sejam produzidos de forma ética.
2. Economia circular
A economia circular visa reduzir o desperdício e reutilizar materiais. A IA acelera esse processo, ajudando a projetar produtos mais ecológicos e gerenciar resíduos de forma eficiente. Ela também otimiza a logística reversa, permitindo que produtos sejam reciclados e reutilizados.
3. Transporte sustentável
A IA pode melhorar a logística de transporte, otimizando rotas para reduzir emissões. Além disso, ela detecta problemas em veículos e motoristas em tempo real, evitando desperdício de combustível e contribuindo para a descarbonização do setor.
4. Prevenção de desastres climáticos
A inteligência artificial tem um impacto relevante na prevenção de desastres naturais. Empresas que avaliam riscos climáticos podem salvar vidas, alertando populações vulneráveis e avaliando danos após eventos extremos.
Como vimos, a inteligência artificial (IA) tem várias vantagens, como otimizar processos, economizar recursos naturais e criar soluções inovadoras. No entanto, não podemos esquecer dos riscos ambientais e das implicações sociais.
Assim, para assegurar uma abordagem responsável, as companhias precisam estabelecer regras de governança de dados para garantir privacidade, segurança, imparcialidade (evitando vieses) e inclusão. A IA pode ser uma ferramenta poderosa para o progresso, desde que seja usada com responsabilidade e ética.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!