O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é um órgão do Ministério do Meio Ambiente que garante o uso dos recursos naturais no Brasil.
No post de hoje explicaremos o que é a licença do Ibama, sua importância para o seu negócio e como garantir que sua empresa esteja em conformidade. Boa leitura.
As licenças ambientais são emitidas pelos órgãos licenciadores da Federação, do Estado ou Municipal, uma vez que há competência comum entre as três esferas e normas de cooperação entre elas. A lei complementar 140/2011 é a responsável por definir as regras de cooperação entre cada uma.
Além de se adaptar à regulamentação ambiental em vigor, a licença ambiental garante que as companhias cumpram as suas responsabilidades em matéria de proteção e preservação dos recursos naturais e garantem a sua qualidade e segurança de vida comunitária.
Ademais, empresas com licenças em dia eliminam o risco de multas e melhoram o desempenho ambiental. Em termos econômicos, isso pode significar redução de custos, além de aumento da competitividade, do acesso ao crédito e acesso a financiamentos.
O Decreto CONAMA 237/97 trata dos métodos e critérios utilizados na concessão de licenças ambientais, bem como das atividades às quais as licenças se aplicam.
Os negócios sujeitos as autorizações ambientais enquadram-se em diversas categorias, tais como, atividades agrícolas, mineração, indústria, obras civis, etc.
De acordo com a Lei nº. 70 9.605/1981, “É considerado violação à gestão ambiental o ato ou omissão que contravenha as normas legais de uso, aproveitamento, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”.
Para licenças ambientais, serão impostas penalidades se a licença (ou uma licença expirada) não existir ou não estiver em concordância com seus termos ou com as leis ambientais gerais.
Para solicitar licenças e autorizações na área de licenças ambientais de projetos e atividades, o processo deve identificar qual será o ente licenciador.
O tipo de licença ou autorização solicitada, bem como o tipo de estudo a ser entregue pelo empreendedor são definidos pelo Ibama como parte de cada processo de licenciamento, com base no estabelecido nas normas legais pertinentes.
Os estudos a serem elaborados pelos empreendedores visam subsidiar a Avaliação de Impacto Ambiental – principal ferramenta de apoio às decisões do Ibama sobre a aprovação ou indeferimento de pedidos de autorização ou licença.
Os interessados devem solicitar a licença preenchendo o formulário disponível no Portal de Serviços do Ibama.
No entanto, diante de todas essas dificuldades, o mais recomendado é contratar uma consultoria ambiental especializada, que oferecerá expertise na gestão ambiental da empresa. Essa consultoria irá orientar o processo de solicitação da licença, garantindo conformidade e evitando problemas futuros.
Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar a ele? Faça isso por meio de um comentário, logo abaixo. E, com isso, nos ajude a aprimorar, cada vez mais, os nossos conteúdos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!