O manuseio de produtos químicos é uma prática generalizada em várias indústrias. Para assegurar que a manipulação ocorra sem ameaçar a segurança dos trabalhadores ou a saúde pública, é essencial garantir que o local de trabalho seja seguro. Isso requer a implementação de medidas preventivas tanto pela companhia quanto pelos funcionários.
Aqui, abordaremos as principais questões sobre o assunto e as regulamentações em vigor. Confira
O manuseio de produtos químicos é uma prática comum em diversos setores industriais, variando em maior ou menor grau, e não se limita exclusivamente às indústrias químicas.
Essa atividade está intrinsecamente ligada aos perigos associados aos produtos químicos utilizados. O contato inadequado com esses agentes pode resultar em acidentes imediatos e, a longo prazo, em doenças ocupacionais.
A FISPQ, abreviação de “Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico”, é um documento padronizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme a NBR 14725-4. Essa ficha fornece detalhes sobre os produtos químicos e suas substâncias – incluindo informações relacionadas à proteção, segurança, saúde e impacto ambiental.
EPI, abreviação para Equipamento de Proteção Individual, refere-se a dispositivos, acessórios e vestimentas usados por trabalhadores para garantir sua segurança e saúde durante atividades que apresentem riscos à integridade física.
A utilização adequada dos EPIs ajudará a prevenir acidentes e a reduzir os impactos adversos resultantes da exposição a diversos perigos, como produtos químicos, agentes biológicos, radiações, entre outros.
Os principais tipos de EPIs incluem:
Apesar do elevado número de acidentes de trabalho, muitos funcionários ainda não compreendem a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
Assim, é responsabilidade da empresa exigir a utilização desses equipamentos e promover ações para incentivar o seu uso: com a distribuição de material impresso e a instalação de cartazes e placas em todo o ambiente laboral.
A NR 26 é uma diretriz que estabelece as normas para sinalização de informações dentro de empreendimentos, com foco na proteção dos trabalhadores. Em ambientes industriais, por exemplo, os colaboradores enfrentam diversos riscos diários que eventualmente possam afetar a sua saúde e bem-estar.
Portanto, a NR 26 foi desenvolvida com o propósito de abranger todas as gestões dentro de uma empresa. Além disso, ela comunica informações de forma fácil de entender, minimizando erros de interpretação e riscos, já que todas as empresas do mercado seguem as mesmas normas.
Produtos químicos controlados são itens que requerem algum tipo de autorização, registro, licença ou controle especial por parte das autoridades governamentais para serem produzidos, comercializados, importados, exportados, ou mesmo para serem adquiridos e utilizados pelas companhias.
As licenças para o manuseio de produtos químicos controlados são fundamentais para a segurança e o funcionamento correto da sua empresa.
Para trabalhar com qualquer um dos diversos produtos químicos controlados existentes será necessário possuir uma licença própria que é emitida de acordo com a legislação pertinente.
Como vimos, a segurança no manuseio de produtos químicos é de relevância para muitos setores, dado o potencial de riscos à saúde humana por contato com a pele ou inalação.
Assim, investir em uma consultoria especializada em segurança e gestão química, composta por profissionais qualificados, experientes e dotados do conhecimento necessário, é basilar para garantir que sua empresa possa conduzir o manuseio de produtos químicos da melhor maneira: maneira segura e adequada.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!