O capitalismo provocou muitas mudanças na sociedade. A principal delas foi a realidade de acelerar os processos de industrialização. Essa realidade, consequentemente, também acelerou a produção das empresas e o consumo.
Inevitavelmente, essa aceleração provocou vários problemas para o meio ambiente. Problemas esses que surgiram a partir da exploração irresponsável dos recursos naturais e as formas de poluição que a maioria dos processos de produção exige.
É nesse contexto de agressão ao meio ambiente que a educação ambiental surge e se faz tão necessária para a nossa vida. A educação ambiental surge para que despertemos a consciência para uma realidade que precisa ser mudada.
A Lei nº 9.795, de 21 de abril de 1999, é uma lei que dispõe sobre a educação ambiental, estabelece os seus conceitos e objetivos, e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a PNEA.
De acordo com essa lei, devemos entender como educação ambiental todos os processos pelos quais um indivíduo e a comunidade pode construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências destinadas para a preservação e conservação do meio ambiente.
As ações desenvolvidas pelos processos de educação ambiental devem ser de uso comum da população. Ou seja, devem favorecer o ambiente de toda a comunidade, sobrepondo aos interesses individuais.
A educação ambiental, de uma forma geral, é primordial para que uma comunidade tenha maior qualidade de vida e eleve a sua sustentabilidade.
Para a educação nacional, a educação ambiental é um elemento contínuo e fundamental. Por isso, a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades de um processo educativo, seja em caráter formal ou não-formal.
Todos têm direito à uma boa educação ambiental, e para que todos tenham acesso a essa educação, as seguintes responsabilidades devem ser efetivadas:
Criar políticas públicas para incorporar a dimensão ambiental e promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino.
Criar programas educacionais dentro dos seus espaços para promover a educação ambiental para os seu público-alvo.
Promover ações de educação ambiental para conservar, recuperar e melhorar o meio ambiente.
Os meios de comunicação devem divulgar informações e práticas educativas sobre o meio ambiente, incluindo a educação ambiental em suas pautas, colaborando de forma ativa e permanente para a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).
Promover treinamentos específicos para a capacitação e conscientização de trabalhadores para que eles saibam lidar com o meio ambiente, quando suas funções na instituição, seja pública ou privada, assim exigir.
Estes trabalhadores devem ter consciência da repercussão do processo produtivo do qual fazem parte no meio ambiente em que a empresa está instalada.
Prevenir, identificar e propor soluções ao poder público para os problemas ambientais.
É fundamental que a sociedade esteja engajada na recuperação, conservação e melhoria do meio ambiente.
São objetivos fundamentais da educação ambiental:
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!