Plantio de Mudas Nativas para Termo de Compromisso Ambiental

Plantio-de-Mudas-Nativas

Algumas empresas acabam por ter que realizar o plantio de mudas nativas para o Termo de Compromisso Ambiental, e é sobre essa questão que iremos abordar de forma mais específica nesse artigo, visando esclarecer possíveis dúvidas e deixar você mais familiarizado com esse assunto.

Primeiro, é importante considerarmos o crescente número de áreas desmatadas que vem surgindo na sociedade atual, assim como a forma como os recursos naturais vêm sendo explorados, muitas vezes indo contra ações e leis já implementadas e que regulamentam as atividades com potencial de causar impacto e degradação ambiental. 

A partir disso, pensando em medidas para que a empresa possa reparar seus danos e contribuir de alguma forma com a reconstrução de uma área, além de se comprometer a seguir algumas regulamentações sobre o uso de recursos, o plantio de mudas é uma das alternativas que podem ser utilizadas.

Conhecendo mais sobre o plantio de mudas nativas

Existem algumas exigências realizadas pelos órgãos ambientais para regularizar a atividade de empresas e empreendimentos com relação ao uso e exploração do meio ambiente, assim, visando proporcionar uma mitigação de impactos negativos das empresas no meio ambiente, é firmado um Termo de Compromisso Ambiental.

Ou seja, o Termo de Compromisso Ambiental é uma forma de estabelecer medidas que serão executadas pelo proprietário para tentar de alguma maneira compensar os danos ambientais causados, e uma das ações que podem ser realizadas para isso é o plantio de mudas nativas.

Quando mudas nativas são plantadas e devidamente acompanhadas, a evolução do plantio possibilitará o reflorestamento da área, com o adensamento da vegetação e a possibilidade de incremento da biodiversidade do local. 

O plantio de mudas nativas pode ocorrer em Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal, matas ciliares, áreas verdes, núcleos de vegetação urbano, entre outras.

O plantio compensatório também é uma ótima ação que vem sendo utilizado por empresas como forma de compensar a emissão de gás carbônico (CO2) de suas atividades. 

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!

E aí, gostou do artigo acima?

Que tal deixar um comentário abaixo?

Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!

Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

PRECISA DE AJUDA?

Fale já com um Especialista Ambiental!

Artigos Relacionados