O aço é uma liga metálica formada principalmente pela combinação de ferro e carbono e, para unir esses dois metais, as matérias-primas devem ser aquecidas a temperaturas muito altas.
Para isso, o processo de fabricação do aço ocorre em uma indústria siderúrgica, e algumas fábricas também são montadas para criar produtos utilizáveis a partir deste.
Quer conhecer melhor uma indústria siderúrgica? Então, é só conferir o post de hoje até o final.
As siderúrgicas são centros de processamento nos quais o minério de ferro é transformado em ferro fundido antes de prosseguir com a produção de aço.
Após a produção do ferro gusa dentro do alto-forno, ele é transformado em aço. Neste ponto procedemos à produção de semi-acabados, incluindo tarugos, blocos e placas, ou laminados acabados, incluindo chapas e trilhos.
Os minerais são transportados para dentro de uma fornalha onde são aquecidos, com sopro de ar quente em altas temperaturas, para que sejam transformados em ferro fundido.
O ferro fundido, depois de sair do alto-forno, ainda se caracteriza por um teor de carbono bastante elevado: por isso é enviado no estado líquido para os conversores, onde é descarbonetado.
Durante o processo de refino que leva do ferro fundido ao aço, as temperaturas podem chegar em 1700 graus: portanto, não há necessidade de fornecer calor adicional, pois o processo se alimenta graças às reações de oxidação exotérmica.
Quando o aço está pronto, ele é despejado em uma concha que se caracteriza por um furo no fundo, que é aberto por um dispositivo de pino; quando é levantado, é colocado em lingotes de ferro para garantir que o metal possa ser solidificada.
Segundo a Norma ABNT NBR 6215, alguns exemplos de produtos feitos na siderúrgica são:
Já os itens que podem ser produzidos são: cortes de eixo, chapas sob medida, tubos calandrados, soldados de chapa. perfis dobrados de chapa, etc.
A indústria siderúrgica está entre os setores com maior emissão de poluentes atmosféricos. No entanto, acordos mundiais do setor foram firmados para a redução dessas emissões.
Afinal, para alcançar um desenvolvimento sustentável é necessário reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e, em particular, as emissões de dióxido de carbono (CO2).
Segundo a Lei 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente o licenciamento ambiental é exigido a todo e qualquer empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.
Logo, atividades do setor de siderurgia necessitam realizar o licenciamento ambiental e obtenção das Licenças Prévia, de Instalação e Operação.
Dentre os insumos utilizados no processo de fabricação do aço na indústria siderúrgica podemos destacar os produtos químicos controlados para limpeza de equipamentos e maquinários.
Os produtos controlados podem apresentar algum tipo de risco ao meio ambiente e a sociedade. Por isso, a necessidade desses produtos serem devidamente regularizados e fiscalizados.
A Polícia Federal, Polícia Civil e Exército são os órgãos responsáveis pelo licenciamento, autorização e fiscalização de atividades que utilizam esses produtos.
No estado de São Paulo o processo de encerramento de uma indústria siderúrgica ocorre através da elaboração de um Plano de Desativação e Declaração de Encerramento de Atividade junto à CETESB.
Esse Plano de Desativação da CETESB deve ser apresentado ao órgão ambiental licenciador juntamente com os estudos de passivos ambientais (Avaliação Preliminar e Investigação Confirmatória).
A Avaliação Preliminar é um estudo que tem como objetivo caracterizar as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento na área sob avaliação, identificar áreas fontes e as fontes potenciais de contaminação e constatar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação.
Já a Investigação Confirmatória tem como finalidade confirmar ou não a existência de contaminação na área avaliada, por meio da investigação ambiental de todas as fontes potenciais e primárias levantadas na etapa de Avaliação Preliminar.
Como vimos, o setor siderúrgico é um ramo da metalúrgica onde ocorre a fabrição e o tratamento do aço através do minério de ferro, que é transformado em ferro-gusa e posteriormente em aço.
O aço até chegar ao seu destino final, envolve muitas etapas que podem colocar em risco o meio ambiente. Porém, os órgãos fiscalizadores estão constantemente realizando vistorias e verificando se essas empresas estão cumprindo com suas obrigações ambientais.
Para outras notícias e conteúdos ambientais acompanhe o Blog da Horizonte Ambiental. Assine nossa newsletter e ative as notificações para ficar por dentro dos nossos conteúdos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!