Quando pensamos em tragédias envolvendo indústrias, as duas imagens que nos vêm à cabeça são explosões ou contaminações por efluentes diversos. Não é mesmo?
Porém, o que muitos não sabem é que outros acidentes podem causar problemas igualmente grandes como é o caso de produtos químicos.
Os impactos dos vazamentos de produtos químicos são muito grandes e fazem com que o ambiente leve anos para se recuperar.
Tal tragédia sempre traz grandes impactos ao meio ambiente e à saúde dos que estão próximos ao evento.
O que no final, trouxe um maior endurecimento das legislações e a pressão por processos industriais mais limpos.
A grande verdade é que hoje as empresas têm tentado cada vez mais aumentar ao máximo o nível de controle exercido sobre seus processos, de forma que o risco de vazamentos, explosões ou outros tipos de acidentes seja próximo de zero.
Entenda agora quais são os maiores problemas gerados pelos vazamentos de produtos químicos e as melhores formas que as empresas têm encontrado para contornar o problema:
Vamos lá?
Primeiramente vamos falar sobre os produtos químicos, que na verdade são substâncias puras, compostas e misturas, que são obtidas por meio de processos industriais. Resultando em produtos químicos sintéticos ou naturais.
Os produtos naturais são obtidos através de produtos encontrados na própria natureza, já os produtos sintéticos são obtidos de forma artificial através da síntese de outros produtos.
Dentre os produtos químicos também temos os que são perigosos, essa classificação é feita pela ONU (Organização das Nações Unidas). E seu manuseio e armazenamento precisa seguir uma série de recomendações.
A classificação dos produtos químicos é realizada pelos próprios fornecedores dos produtos sejam eles produtores ou distribuídos, ainda tem a possibilidade de serem importados e mesmo assim as classificações também precisam estar em ordem e também atender as recomendações de órgãos e agências reguladoras.
Seguindo assim os critérios estabelecidos pelo GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals), sendo usado para isso os testes toxicológicos e ecotoxicológicos disponíveis.
Sendo assim, todos os produtos químicos perigosos, tanto os puro, naturais ou sintéticos, precisam ter Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ ), como uma condição para o ingresso, uso, aquisição, mesmo que seja uso temporário.
As consequências dos vazamentos de produtos químicos são imensas, o solo que recebe esses produtos pode levar anos para se recuperar, quando conseguimos que ele se recupere de fato.
Já quando esse produto químico chega até os lençóis freáticos podem afetar e causar riscos e danos á saúde e ao meio ambiente.
As empresas estão constantemente em vigilância para que os vazamentos químicos, explosões ou outros tipos de acidentes, não ocorram e se ocorrerem que seja neutralizado o mais rápido possível.
Ainda assim, a fiscalização ambiental precisa estar presente sempre que possível para avaliar as possíveis falhas para que um acidente não venha contaminar tanto o solo quanto as águas.
A contaminação do solo atinge diretamente a camada superficial e algumas vezes desce para partes mais profundas contaminando por onde passa.
Deixando o solo parcialmente ou totalmente estéril, impedindo o desenvolvimento das plantas e dos vegetais.
Considerando que essa contaminação seja por produtos tóxicos, as consequências são mais graves ainda, sendo possível causar a degradação do revestimento vegetal e do próprio solo.
Os lençóis freáticos separam a água que penetra no solo que é a saturação, da zona em que o ar penetra nele que é a aeração. Desta forma estão tão perto da superfície quanto ligados com a água que fica mais abaixo.
Abaixo do lençol freático, está a água subterrânea que corre livremente, que forma um reservatório que é alimentado pela água das chuvas, dos rios, das neves derretidas e dos lagos.
Assim sendo, os produtos químicos que vazarem no solo, podem descer até alcançar o lençol freático e acabarem contaminando as águas subterrâneas.
A contaminação pode ser tão forte que afete o ar, podendo causar aparecimento de doenças e mal estar tanto pelo cheiro desagradável quanto pela química contida neles que na maioria das vezes não é recomendada para a inalação.
O vazamento pode ocorrer por diversos motivos, pode começar com um gotejar fraco e logo se tornar uma poça grande de produto químico, alguns produtos já causam estragos assim que saem do seu recipiente protetor.
Quando estamos falando de produtos inflamáveis e corrosivos podemos observar de forma bem clara o perigo que corremos, tanto de contaminação quanto de explosão acidental.
Desta forma, a preocupação com a segurança desses produtos é de extrema importância, o transporte, mau armazenamento e até o manuseio incorretos podem causar um vazamento.
Com um bom planejamento e treinamento, podemos evitar que os vazamentos ocorram e caso venha a ocorrer minimizar seus impactos tanto no ambiente quanto para as pessoas ao seu redor.
Procedimento
É de extrema importância que os funcionários tenham recebido treinamento adequado para todos os tipos de produtos químicos.
FISPQ
Todos os documentos que informam sobre as substâncias dos produtos precisam estar nas Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), sinalizando suas características e cuidados.
Armazenamento
Ficar atento com a qualidade dos tanques e suas etiquetas.
Segurança
Os tanques precisam ter diques de contenção para impedir que o vazamento se espalhe.
Manuseio
Ao fazer o manuseio dos produtos químicos, se atente para realizá-lo em locais de solo impermeabilizados e bem pavimentados.
Contenção
Todas as áreas com manuseio dos produtos precisam ter produtos absorventes para conter e confinar imediatamente um vazamento de produtos químicos.
Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, os impactos dos vazamentos de produtos químicos são muito grandes e fazem com que o ambiente leve anos para se recuperar.
Tal tragédia sempre traz grandes impactos ambientais e à saúde dos que estão próximos ao evento.
O que no final, trouxe um maior endurecimento das legislações e a pressão por processos industriais mais limpos.
Por isso, o ideal é que as empresas pautem-se em bases sólidas de segurança ocupacional e ambiental.
No final, os impactos de vazamentos de produtos químicos podem causar danos as comunidades, ecossistemas e as próprias empresas.
Temos casos de organizações que tiveram problemas deste tipo e jamais se recuperaram.
Por isso, procure sempre contar com profissionais que possam auxiliar na condução de processos de alto nível em confiabilidade e qualidade.
Para que o serviço seja executado com qualidade, é recomendado que se invista na contratação de uma empresa especializada em consultoria ambiental.
Uma empresa especializada em consultoria ambiental poderá contar com os melhores aparatos e profissionais para chegar aos resultados necessários e assim tornar os processos mais ambientalmente seguros.
Pensando nisso, tá esperando o que pra contratar uma consultora ambiental competente e de qualidade, visando a melhorar ainda mais a tua empresa?
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!