A desmobilização ou descomissionamento é uma das muitas responsabilidades que a execução de atividades no setor industrial possui.
Para evitar que apareçam problemas futuros após a desmobilização ou descomissionamento da planta industrial é necessário realizar todas as etapas do plano de desmobilização de forma eficaz.
A preocupação com a forma que suas atividades industriais serão paralisadas é extremamente importante. Diversas questões devem ser analisadas durante a elaboração do processo de desmobilização ou descomissionamento da planta industrial.
A seguir iremos abordar um pouco mais sobre esse assunto que esclarece a grande importância de se preocupar com o futuro. Abandonar projetos faz parte da vida industrial, mas eles devem ser abandonados de forma organizada e planejada.
A desmobilização ou descomissionamento visa realizar o abandono de projetos que não fazem mais parte dos seus planos sem que eles se tornem um transtorno no futuro.
Os complexos industriais são conhecidos como locais com um grande aglomerado de plantas industriais. A delimitação de uma região para a utilização de atividades deste setor são importantes para evitar acidentes e facilitar proteção ambiental.
Possuir uma região própria para que as indústrias realizem suas atividades é uma questão de responsabilidade socioambiental. Essa ação disponibiliza tranquilidade para a sociedade, para o meio ambiente e para as indústrias.
A desmobilização ou descomissionamento ocorre no processo de desativação das plantas industriais. É uma etapa importante para que o meio ambiente da região não sofra impactos negativos durante o processo.
A desmobilização ou descomissionamento pode ser realizada durante a desativação total, parcial ou troca de linha de produção da planta industrial. Para compreender melhor como ela funciona e sua importância devemos começar do início.
Quando uma planta industrial começa a ser idealizada, deve ser levado em consideração todo o impacto ambiental que ela poderá causar ao meio ambiente na região onde será instalada.
A preocupação com o meio ambiente não é algo recente na sociedade, mas é um fator que está cada vez mais presente no setor industrial e que pode ser encontrado em todas as etapas do licenciamento ambiental e desativação de uma planta industrial.
As mesmas informações utilizadas na instalação e operação da planta industrial podem ser aproveitadas durante a desmobilização ou descomissionamento, porque é necessário possuir conhecimento sobre as características do empreendimento.
Conhecer as caracerísticas do empreendimento, tais como: matérias-primas, produtos e subprodutos, maquinários e equipamentos, resíduos, efluentes, entre outros.
A desmobilização ou descomissionamento de plantas industriais é uma das etapas utilizadas para garantir que a desativação total ou parcial da atividade seja realizada de forma que não cause nenhum dano à sociedade ou ao meio ambiente.
Imagine que uma planta industrial se tornou um local abandonado após o fim de suas atividades, mas ela não apresenta apenas os perigos normais de um prédio vazio em uma região deserta.
A desativação de uma planta industrial de forma ineficaz pode ocasionar no esquecimento de equipamentos e produtos químicos controlados que podem ser extremamente perigosos à saúde humana e ao meio ambiente.
Não é difícil imaginar uma planta industrial abandonada, mas é muito fácil se esquecer de que alguém precisará ser responsabilizado pelos impactos e perigos que ela poderá causar.
A desativação total ou parcial da planta industrial não significa o fim de suas responsabilidades perante à sociedade e aos órgãos licenciadores, porque as atividades que foram realizadas ainda podem ser perigosas e potencialmente contaminantes.
O plano para a desmobilização ou descomissionamento é uma garantia de que a desativação está sendo realizada de forma responsável e visando a segurança do meio ambiente e da sociedade.
A elaboração do plano de desmobilização ou descomissionamento deve ser realizada em etapas para garantir uma plena eficácia. Para ajudar na realização do plano, podem ser utilizadas as informações adquiridas durante a instalação e operação da planta industrial para orientação das etapas seguintes.
As atividades potencialmente geradoras de áreas contaminadas precisam ser realizadas com muita cautela, porque são um grande risco para o meio ambiente e sociedade.
A primeira etapa para realizar o plano de desmobilização ou descomissionamento é analisar se as atividades executadas eram potencialmente geradoras de áreas contaminadas ou se podem causar este tipo de impacto após sua paralisação.
A DD 038/2017 disciplina sobre o “Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas” e estabelece “Diretrizes para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Âmbito do Licenciamento Ambiental”.
Um exemplo simples de atividade potencialmente geradora de áreas contaminadas são atividades que realizam fabricação de produtos químicos, que podem gerar contaminações no solo, na água superficial e subterrânea.
O fim das atividades significa que será necessário proteger o solo e a água dos possíveis resquícios de produtos químicos e resíduos que ainda podem estar presentes na planta industrial.
A avaliação ambiental da área deve ser realizada quando a planta industrial está em processo de desmobilização ou descomissionamento.
Conhecer os possíveis impactos ambientais que foram causados é a melhor forma de descobrir quais serão as ações necessárias para a recuperação ambiental do local afetado.
A avaliação ambiental não precisa ser feita apenas quando for realizada a desmobilização ou descomissionamento da planta industrial. Possuir essas informações atualizadas facilitará diversos procedimentos e demonstra preocupação verdadeira com o meio ambiente e a sociedade.
A Avaliação Ambiental Preliminar deve ser realizada em conformidade com as diretrizes da Decisão de DIretoria nº 038/2017 da CETESB, ela deve ser feita para que seja possível conhecer todo o histórico ambiental da área.
Com as informações do Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar é possível concluir se o local possui fontes potenciais de contaminação e assim elaborar o Plano de Investigação Confirmatória.
Com os resultados do Relatório de Investigação Ambiental Confirmatória será possível concluir se a área está ou não contaminada.
Os estudos de passivos ambientais devem ser realizados na etapa de desmobilização ou descomissionamento das plantas industriais.
As estruturas e os equipamentos não podem ficar abandonados após o fim das atividades, essa é uma etapa muito importante da desmobilização ou descomissionamento, porque irá evitar transtornos futuros.
Equipamentos e estruturas metálicas abandonados podem causar acidentes, portanto, é necessário que seja realizada sua desinstalação por profissionais qualificados.
Além de desmontar todas as estruturas e equipamentos é extremamente importante não deixar nenhum tipo de resíduo que possa causar algum tipo de impacto ambiental e à saúde humana.
Os resíduos que estiverem presentes na planta industrial devem ser descartados de forma adequada em local previamente licenciado pelo órgão ambiental.
Durante a desmobilização ou descomissionamento é necessário se preocupar com todos os resíduos que serão gerados, bem como seu acondicionamento e armazenamento.
Os resíduos não podem ser abandonados nas plantas industriais e o seu descarte deve ser realizado por empresa especializada e capacitada.
Um dos objetivos da desmobilização ou descomissionamento é a proteção do meio ambiente através de ações como o descarte adequado de resíduos em locais que não causem contaminações do solo e água.
A Horizonte Ambiental é uma consultoria ambiental especializada na realização de estudos de passivos ambientais e possui equipe multidisciplinar para execução e elaboração desses estudos ambientais, que são necessários para a desativação industrial.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com a nossa equipe de consultores ambientais!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!