Atuar de forma rigorosa diante da legislação ambiental e conseguir realizar ações no meio ambiente com o objetivo de evitar e manejar possíveis impactos ambientais – isso é o que faz uma consultoria em meio ambiente.
Não importa a área de atuação de sua empresa, sempre haverá impactos ambientais.
Realizar suas atividade sem agredir o meio ambiente é um dos maiores desafios da atualidade.
Sustentabilidade é uma tendência que não para de crescer.
De fato, não importa a área de atuação de uma empresa. Sempre haverá, de alguma forma, um impacto ambiental.
Na área de engenharia e arquitetura, por exemplo, tem que ser feita uma análise com um consultor ambiental antes de começar qualquer empreitada na cidade ou no campo.
Atuar de forma sustentável é um desafio que não tem mais como fugir, já existe uma consciência ambiental por parte das organizações e como suas ações podem ser prejudicial ao meio ambiente e consequentemente a sua marca.
O consultor ambiental é capaz de analisar os impactos que podem ser gerados no meio ambiente, em empreendimentos ou atividades.
É uma área muito solicitada, diante do rigor da legislação ambiental, que vem aumentado as exigências e obrigações ambientais de empresas.
Apesar disso, muitas empresas não possuem profissionais especializados na área ambiental para realizar o devido acompanhamento e controle ambiental de suas atividades.
Muitos negócios, por falta de informação e base legal, acabam transferindo suas obrigações ambientais para terceiros que não têm responsabilidade legal ou conhecimento técnico na área.
Basicamente, um consultor ambiental é um profissional que realiza consultoria na implementação de projetos ambientais.
É o responsável pela elaboração de processos de gerenciamento de áreas contaminadas, acompanhamento de análises ambientais, planos de gerenciamento de resíduos, entre outros.
Além de fiscalizar e garantir os cumprimentos de leis e normas, o consultor ambiental é o responsável por impedir que a empresa que o contratou seja multada em decorrência de desconformidades ambientais.
Muitas dessas multas são pesadíssimas, fazendo com que a empresa entre numa crise financeira ou até mesmo venha a decretar falência.
O respeito à legislação, à ética e ao meio ambiente, são primordiais ao trabalho do consultor ambiental.
É um investimento necessário para adequação ambiental de empresas e empreendimentos, que visualizam crescimento e destaque no mercado.
Licenciamento ambiental
A área de atuação que envolve o procedimento administrativo junto aos órgãos federais, estaduais ou municipais para licenciar a empresa e sua operação.
É durante o processo de licenciamento ambiental que é analisado o risco de impacto ambiental gerado pela empresa.
O potencial ou sua capacidade de gerar poluentes, resíduos, emissões atmosféricas, ruídos, vibrações e outros.
Estudos de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental.
O EIA/RIMA é de responsabilidade da consultoria ambiental diante da legislação nacional, estadual e municipal.
Atividades com potencial de impactos no meio ambiente consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição dependerão do EIA/RIMA para o seu licenciamento ambiental.
Neste caso o licenciamento ambiental apresenta uma série de procedimentos específicos.
Existem procedimentos que acompanham o EIA/RIMA, como por exemplo as audiências pública, que envolvem diversos segmentos da comunidade interessada ou afetada pelo empreendimento.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!