O ascarel é o nome comercial de um óleo proveniente da mistura de bifenilas policloradas (PCBs), que foi amplamente aplicado em transformadores de energia elétrica. Os PCBs são classificados como Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).
Como o Brasil é signatário da Convenção de Estocolmo, promulgada pelo Decreto nº 5.472 de 20 de junho de 2005, o país tem o compromisso de gerenciar a destinação final dos resíduos de ascarel e eliminá-los até 2025
Os impactos causados pelo ascarel são temidos pela sociedade devido à sua toxicidade e potencial carcinogênico. Por esse motivo, essa substância está listada na Convenção de Estocolmo, garantindo sua eliminação de maneira eficaz.
O ascarel pode ser utilizado em transformadores, capacitores e outros equipamentos que armazenem este tipo de óleo. A substância ainda é utilizada em outras situações e pode ser encontrada em áreas contaminadas,
O ascarel é considerado um Poluente Orgânico Persistente que chamou a atenção da Convenção de Estocolmo por causa dos grandes impactos negativos produzidos ao meio ambiente e à saúde humana.
A produção e comercialização do óleo ascarel foi proibida no ano de 1981 em todo território nacional, através da Portaria Interministerial (MIC/MI/MME) 0019, estabelecendo que os transformadores em operação com essa substância, poderiam continuar funcionando até que fosse necessário seu esvaziamento, quando então deveriam ser preenchidos com fluidos que não contenham bifenilas policloradas (PCBs).
A Portaria também proibiu o descarte em aterros sanitários e cursos d’água, permitindo somente o armazenamento ou a destruição da substância.
O ascarel tem característica tóxica, não são biodegradáveis, possuem propriedades de bioacumulação nos tecidos vegetais e animais, além de serem transportados pelo ar, água e por espécies migratórias.
Além dos impactos ambientais, o ascarel também é responsável por colocar em risco à sociedade que em contato com a substância pode trazer sérios prejuízos à saúde.
A principal finalidade do ascarel é proporcionar alta estabilidade térmica e dielétrica, além de ser não-inflamável, o ascarel era utilizado em atividades industriais, tais como:
A Instrução Normativa SEMA/STC/CRS nº 1/83 estabelece as diretrizes para o armazenamento e transporte de bifenilas policloradas (PCB’s) e resíduos contaminados com PCB’s, especialmente para equipamentos que ainda contêm ascarel (adquiridos antes de 1981).
De acordo com essa norma, ao manusear, armazenar, transportar ou destinar ascarel e equipamentos que o contenham, devem ser observadas as seguintes condições:
Localização e condições do armazenamento:
Vistoria Mensal:
Armazenamento Adequado:
Todo o contato com este tipo de material deve ser realizado com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e seguindo rigorosamente todas as normas de segurança.
A norma IN SEMA/STC/CRS nº 1/83 também estabelece que o manuseio desses equipamentos deve seguir as recomendações do fabricante, a fim de prevenir choques mecânicos que possam resultar em vazamentos. Ademais, ao movimentar os recipientes ou equipamentos, é essencial fazê-lo na posição vertical e amarrá-los para evitar tombamento.
Para o transporte de PCB’s (Policlorobifenilas), devem ser acompanhadas as seguintes principais regras:
A contaminação por ascarel acontece quando ele não é manuseado adequadamente, por falhas em seu armazenamento ou durante algum acidente que gera o vazamento dos PCBs no meio ambiente.
A contaminação humana pode ocorrer quando é realizado o contato com o ascarel através da inalação da substância ou contato direto com a pele e olhos. Já a contaminação do ambiente acontece quando é realizado o descarte inadequado do ascarel atingindo cursos d’água e durante vazamento da substância com infiltração no solo devido à percolação.
A melhor forma de evitar a contaminação com o ascarel é não utilizar a substância, qualquer pequeno deslize ou acidente pode ser suficiente para causar danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde humana.
O recomendado é substituir o ascarel de todas as situações possíveis, essa ação irá evitar a necessidade de investir na supervisão dos PCBs que precisa ser realizada de forma criteriosa durante toda a sua vida útil e após o seu descarte.
Os riscos e problemas para a saúde humana causados pelo ascarel são significativos. Este composto pode provocar uma série de problemas, incluindo:
1. Cloracne
Essa é uma condição dermatológica caracterizada por erupções cutâneas dolorosas e descamação da pele. Portanto, o ascarel pode causar cloracne em pessoas expostas a altos níveis desses compostos.
2. Danos ao fígado e rins
A exposição crônica pode levar a disfunções hepáticas e renais, comprometendo a saúde do fígado e rins.
3. Complicações reprodutivas
Estudos indicam que o ascarel pode interferir no sistema reprodutivo humano. Isso inclui efeitos sobre a fertilidade, desenvolvimento fetal e saúde das crianças.
4. Efeitos carcinogênicos
Há evidências de que o ascarel está associado a um maior risco de câncer, especialmente câncer de fígado e pele.
Os resíduos contaminados por PCBs precisam de um correto gerenciamento, além do seu descarte em local ambientalmente adequado e por empresa especializada e devidamente licenciada.
Quando o resíduo de ascarel contaminado é identificado ele deve ser isolado e acondicionado em recipiente adequado em sistema de contenção, evitando assim possíveis riscos de vazamento e contaminação ambiental. A área deve ser devidamente sinalizada para evitar o acesso de pessoas não autorizadas e providenciar o seu descarte final.
Os resíduos contaminados por PCBs são extremamente perigosos para o meio ambiente e à saúde humana. Todo o contato com este tipo de material deve ser realizado com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e seguindo rigorosamente todas as normas de segurança.
O ascarel é uma substância tóxica que precisa de cuidados especiais quando está presente em uma determinada área, quando existe a suspeita de uma possível contaminação no local é necessário realizar uma investigação ambiental para comprovar se há ou não contaminação.
A investigação de passivos ambientais deve ser realizada através da Avaliação Ambiental Preliminar (Fase I) e posteriormente da Investigação Confirmatória (Fase II). Constatando a presença de contaminantes deverá ser dado continuidade nas etapas seguintes de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.
Durante a execução dos estudos de passivos ambientais será possível identificar se existe qualquer traço do ascarel na área, realizar esse processo antes de iniciar qualquer atividade ou mesmo de adquirir um terreno é interessante para garantir que não esteja comprando uma área com passivo ambiental.
Além disto, uma área contaminada por ascarel necessita passar pelo processo de descontaminação e remediação ambiental.
Primeiramente, deve-se usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) apropriados ao manusear equipamentos que contenham PCB’s. Além disso, o transporte do descarte precisa seguir as normas específicas para o transporte de cargas perigosas.
A empresa Horizonte Ambiental oferece soluções completas para o gerenciamento de ascarel, desde a identificação e avaliação inicial até a remoção e destinação final, assegurando a conformidade com as regulamentações.
Portanto, se você busca uma solução para o tratamento ideal do Ascarel gerado em sua operação, entre em contato com nossa equipe de consultores ambientais, clicando aqui.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!
5 Comments
Bacana amei a materia
Fui contaminado por esse óleo se rivesse essas informações antes meu cuidado era maior, estava procurando por 1 primeiros socorros e reacoes de pessoas infectadas
Eu logo apos administração senti tontura cheiro forto dor no baço 2 x depois passou fadiga desorientação dores de cabeça
Calor no corpo boca pes tipo de uma radiação fui contaminado na sexta hoje é domingo fiz exames de sangue mas nao apontou nada segundo medico espero melhoras inda sinto pressão na cabeça
Olá, Jackson! A equipe da Horizonte Ambiental agradece o seu comentário e o compartilhamento da sua história. Esperamos que tudo fique bem com você! Desejamos melhoras e uma ótima recuperação! Abraços.
Eu também estou bem preocupada, pois meu microondas estava com vazamento e não sabia que era essa coisa ai. Se vc puder me responder o que devo fazer, ficarei grata.
Cotação
Olá, Cláudia! O time da Horizonte Ambiental agradece sua mensagem.
Para solicitação de orçamento por gentileza encaminhar e-mail para [email protected] ou através do WhatsApp (19) 99961-2934.
Estamos à disposição.
Abraços!