Iniciar a educação ambiental na rotina escolar é um grande desafio, porém é recompensador. Uma vez, que através disso é possível fazer com que as crianças aprendam mais sobre o assunto, o mais cedo possível. Entretanto, é necessário um pouco de cuidado e um bom planejamento para que seja tudo tranquilo.
Em linhas gerais, o quanto antes iniciarmos mais fácil será a assimilação por parte das crianças. Fazendo com que seja possível a evolução dessas crianças em indivíduos com consciência ambiental norteados pelos princípios da sustentabilidade. Portanto, é muito importante levar esses aspectos em consideração, porque faz toda diferença.
O primeiro passo para que pessoas tenham consciência em sustentabilidade é investir em educação ambiental na rotina escolar. Dessa maneira, nada melhor do que falar sobre o assunto. Porque, para o Brasil confirmar o status de país do futuro, precisa levar isso mais a sério.
Certos assuntos precisam ser inseridos o quanto antes para que as crianças cresçam sabendo de determinadas coisas. A educação ambiental na rotina escolar é um exemplo claro disso e a razão é simples: os cuidados com o meio ambiente.
Uma dica importante é inserir através de atividades teóricas, práticas e lúdicas com as crianças. O que é sempre um paralelo entre a parte em que a criança aprende e o momento onde é aplicado.
Por exemplo, atividades como jogar lixo no local correto, ensinar a separar o lixo e as cores corretas para que os materiais sejam jogados na lixeira certa.
Crie pequenas peças de teatros com cenários hipotéticos da realidade do dia a dia daquela criança. As ações assimiladas podem ser levadas para o dia a dia da sua casa, estimulando os seus pais a aplicarem.
Em seguida, passeios a parques e reservas ambientais ou então no próprio quarteirão da escola também são muito bem-vindas, trazendo a conexão natureza e homem.
A escola pode disponibilizar um pequeno espaço para uma horta, com ações relacionadas ao meio ambiente e alimentos.
Enfim, fato é que inserir a educação ambiental na rotina escolar não é algo tão complicado, muito pelo contrário, basta escolher as informações corretas que tudo será simples.
Ainda com dúvidas? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental.
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!