As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades do terceiro setor, ou seja, são associações civis e de direito privado, cuja função é desenvolver trabalhos sem fins lucrativos.
A área de atuação das ONGs é bem diversificada, sejam elas: social, saúde, ambiental, grupos de proteção à mulher, tratamentos de dependentes químicos, etc.
Muitas delas surgiram para suprir a ausência do Estado em alguns serviços. Os projetos desenvolvidos pelas ONGs são financiados pelas próprias organizações por meio de doação, além de algumas receberem apoio de instituições públicas e privadas.
Finalidade das ONGS Ambientais no País e no Mundo
As ONGs ambientais têm por finalidade o combate e defesa do meio ambiente, elaboração de pesquisas, educação ambiental, difusão de conhecimento, integração socioambiental, etc.
Atuam em conjunto com o governo, estando próximas das comunidades e seus problemas, geram estratégias e projetos para melhorar a qualidade de vida, desenvolvendo meios de educar, trabalhar e preservar a natureza.
Outra finalidade das ONGs é atuação referente à fiscalização dos órgãos competentes nas questões que envolvem o meio ambiente.
Outro objetivo das ONGs é diminuir a distância entre “teoria e a prática”, referente ao despertar da consciência cidadã na tutela da natureza.
Algumas dessas ONGs desenvolvem trabalhos sérios e recebem financiamentos de órgãos públicos e privados, potencializando o uso dos recursos e contribuindo para o gasto eficiente das verbas.
As Organizações Não Governamentais que mais se destacam são as que desenvolvem projetos ambientais. A partir da década de 1970, elas foram extremamente ativas nas discussões e legislações relativas ao meio ambiente.
No Brasil, há diversas ONGs que atuam na área ambiental, veja abaixo.
ONGS Ambientais no Brasil
Existem ONGs ambientais que atuam em várias partes do território brasileiro, entre elas podemos destacar:
- WWF BRASIL – Iniciou o seu trabalho no Brasil no ano de 1971, o WWF – World Wide Fund for Nature (“Fundo Mundial para a Natureza”) tem como principal foco de atuação, o desenvolvimento de atividades de pesquisa e diagnóstico, proteção de espécies e ecossistemas ameaçados, desenvolvimento de modelos alternativos de conservação e uso dos recursos naturais; capacitação; disseminação de resultados por meio de educação ambiental, políticas ambientais e comunicação; e campanhas de mobilização social.
Com sede na Suíça, o WWF atua em mais de 100 países, incluindo o Brasil.É uma das mais antigas ONGs ambientais brasileiras, atuando desde 1971, apensar de ter sido oficializadas apenas em 1996.
- Fundação SOS Mata Atlântica – A SOS Mata Atlântica é uma Organização Não Governamental criada em 1986. E tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência.
- Conservação Internacional Brasil – Criada em 1990, trata-se de uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que contribui para a criação, execução, monitoramento e implantação de novas políticas relacionadas ao meio ambiente e o desenvolvimento.
- Instituto Socioambiental (ISA) – Instituto Socioambiental (ISA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, mas atua também em Brasília, Manaus, Boa Vista, São Gabriel da Cachoeira, Canarana e Altamira.
O ISA atua para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
- Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres – A Renctas é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que luta pela conservação da biodiversidade, fundada em 1999, com sede em Brasília.
- Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável – É uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1992, relacionada a comunidade científica, entidades de fomento internacionais e corporações nacionais.
- Greenpeace Brasil – O Greenpeace está há 25 anos no Brasil, confrontando o desmatamento ilegal na Amazônia, indústrias do petróleo e de energia nuclear, produtores de transgênicos e projetos que ameaçam o meio ambiente e as comunidades tradicionais.
O Estado tem demonstrado a incapacidade de solucionar sozinho todos os conflitos ambientais, e para tal situação que houve a necessidade de surgir as ONGs ambientais.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Conhece alguma ONG ambiental? Comente!
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!
Respostas de 2
Sou de nacionalidade belga. No 1° de março preparei uma carta (5 paginas) para o Presidente LULA y sua Ministra do Meio Ambiente a Sra Marina SILVA. Intentei enviarla diretamente ão Ministério do Meio Ambiente mas pedem um documento que so a pessoa de nacionalidade brasileira possui. Intenté confiarla a Embaxada do Brasil em Bruselas e me recomendaram enviarla a: Assesoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente ([email protected]) mas eles não respondem/não comunicam !
A questão é como fazer chegar essa carta aõs destinatarios ?
Obrigado anticipado pela resposta.
Norbert WOLTERS
Olá, Norbert! A equipe da Horizonte Consultoria Ambiental agradece o seu comentário em nosso blog.
Compreendemos a sua dificuldade!
Tente por gentileza realizar o contato através do e-mail: [email protected] ou então pelo canal da Ouvidoria: [email protected] ; [email protected]
Deixo abaixo também o link para consultar outros canais e e-mails que possam ajudá-lo a realizar esse contato:
https://www.gov.br/mma/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem-1/gabinete-do-ministro-de-estado-do-meio-ambiente
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Att,
Equipe Horizonte Ambiental