No Brasil, a Lei de Crimes Ambientais é uma das principais legislações na área do Direito Ambiental – o seu objetivo não é apenas punir e prevenir atividades criminosas relacionadas com o ambiente, mas também incentivar a proteção e reabilitação de áreas danificadas.
Neste artigo, você conhecerá os tipos de crimes ambientais, as penalidades para empresas e a importância da consultoria na prevenção. Fique conosco, e boa leitura!
A Lei 9.605/98 prevê sanções administrativas e penais àqueles que cometerem crimes contra o meio ambiente. Em seu texto é possível, portanto, encontrar os conceitos básicos da área, bem como a definição de dezenas de padrões comportamentais que descrevem os tipos de crimes.
Os crimes ambientais constituem uma categoria abrangente de condutas que envolvem a degradação, poluição ou utilização inadequada dos recursos naturais. Entre os crimes mais comumente cometidos por companhias, destacam-se:
Emissão de efluentes ou o transporte de materiais que poluem e causam a morte da fauna aquática em rios, lagos, etc. – são causadas principalmente pela indústria com a produção de águas residuais.
Uma forma de reverter isso é tratar o esgoto para neutralizar propriedades que possam ameaçar a saúde humana, a fauna e a flora.
2. Crime de destruição da floresta
As infrações relativas a danos ou destruição de florestas protegidas, principalmente da Mata Atlântica, estão previstas nos artigos 38, 50 e 50-A.
3. Crime de destruição de locais de preservação
Extração de pedra, areia e outros recursos minerais de florestas públicas ou permanentemente protegidas sem autorização prévia. Ou seja, a mineração deve ser autorizada pelas autoridades competentes.
4. Uso de produtos tóxicos e nocivos à saúde humana e ao meio ambiente
Fabricar, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, conservar ou utilizar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, que seja contrário aos requisitos estabelecidos pelo regulamento ou lei.
5. Empreendimentos potencialmente poluidores, sem licença
É crime ambiental construir, reformar, ampliar, instalar ou operar em qualquer parte do país qualquer empreendimento, atividade ou serviço que possa poluir sem licença ambiental ou permissão do órgão competente.
As principais sanções previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 são:
Os empreendedores que cometerem crimes ambientais estão sujeitas às penas previstas na Lei nº 9.605, que prevê pena de reclusão para os responsáveis por danos ambientais.
Multas de até 50 milhões podem ser impostas as organizações que causarem danos ambientais, além de possível reclusão dos responsáveis.
Em casos mais graves, a companhia poderá ser proibida de operar e os responsáveis enfrentarão consequências legais (reclusão e pagamento de multas).
São várias artigos previstas na Lei 9605/98. De modo geral, elas estão divididas em cinco seções, no capítulo V, que são:
A implementação de requisitos legais muitas vezes exige tempo e habilidade, o que pode ser difícil para quem não trabalha no setor ambiental. Portanto, a consultoria ambiental é uma facilitadora na solução destes aspectos.
Em suma, são prestados diversos serviços de consultoria ambiental, atendendo às diferentes necessidades dos clientes. Incluindo desde ações voltadas para a minimização dos impactos das atividades sobre o ecossistema, licenciamento de empresas, bem como projetos e melhorias que visam a otimização de processos; redução de acidentes, riscos e custos.
Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar a ele? Faça isso por meio de um comentário, logo abaixo. E, com isso, nos ajude a aprimorar, cada vez mais, os nossos conteúdos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!