Muitas atividades industriais resultam no acúmulo de substâncias perigosas que causam sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente. É nesse cenário de prevenção e minimização destes impactos que podemos contar com o Estudo de Áreas Contaminadas.
Mas, você sabe como esse processo funciona e em quais situações ele é necessário? No artigo de hoje, vamos esclarecer tudo sobre o assunto. Aproveite a leitura.
Os estudos consistem em um conjunto de investigações técnicas e científicas voltadas para a identificação da presença de substâncias poluentes em um determinado local.
Essas substâncias podem incluir produtos químicos, metais pesados, derivados de petróleo, entre outros contaminantes que possam prejudicar o solo e os lençóis freáticos.
O objetivo principal desses estudos é avaliar os níveis de contaminação e determinar o grau de risco que representam para a saúde pública e o meio ambiente. Eles são fundamentais para a tomada de decisões relacionadas à reabilitação de áreas degradadas, uso seguro do solo e cumprimento das exigências legais impostas por órgãos ambientais.
Para a realização de investigações em áreas com suspeita de contaminação, deve-se seguir o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da CETESB diretriz adotada pela maioria dos estados brasileiros, bem como a Resolução CONAMA 420/2009.
Em suma, as principais fases que constituem a investigação são:
A avaliação preliminar visa identificar as áreas mais prováveis de poluição. Após essa etapa, a investigação confirmatória deve comprovar essas probabilidades. A investigação de áreas contaminadas verifica, por meio de amostragens, se a área apresenta de fato alguma substância contaminante.
Se o resultado das avaliações indicar que a área está dentro de padrões aceitáveis, o processo de investigação é finalizado. Caso contrário, prossegue-se para as investigações detalhadas, com o intuito de identificar os tipos de poluentes e suas plumas de contaminação. Em seguida, são realizadas as etapas de avaliação de risco.
A remediação é o objetivo final da investigação de áreas poluídas, consistindo na aplicação das tecnologias mais adequadas para atenuar ou resolver a contaminação.
Realizar estudos é uma medida estratégica que vai além do mero cumprimento de leis ambientais. Primeiramente, garante a proteção da saúde humana e do ecossistema, evitando que substâncias nocivas no solo ou na água causem danos à saúde dos funcionários, da comunidade ao redor e aos ecossistemas.
Outro fator importante é a prevenção de passivos ambientais. Identificar e remediar áreas contaminadas evita custos futuros com ações corretivas, protegendo a saúde financeira da companhia a longo prazo. Há ainda os benefícios econômicos diretos, como a valorização de imóveis: terrenos livres de contaminação possuem um valor de mercado maior, facilitando vendas ou locações.
Ao realizar esses estudos, a sua instituição demonstra um compromisso com a responsabilidade social e ambiental, fortalecendo sua imagem institucional e conquistando a confiança de clientes, parceiros e investidores.
A prevenção é a estratégia mais eficiente e econômica para lidar com a contaminação. Afinal, ao contrário da remediação, que pode envolver altos custos financeiros, tecnológicos e temporais, a prevenção é uma forma de minimizar impactos antes que eles ocorram.
Algumas medidas preventivas incluem:
Como vimos, a contaminação de solos e águas subterrâneas pode ter efeitos devastadores, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública, tornando assim essencial o estudo de áreas contaminadas. Porém, para que esse seja eficaz, deve ser conduzido de maneira minuciosa e por profissionais capacitados.
Já que, o conhecimento técnico e científico dos especialistas permitirá identificar com precisão as fontes e os níveis de contaminação, além de avaliar os riscos associados – ideal para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada caso.
Por outro lado, sem uma análise detalhada, há o risco de subestimar a gravidade da situação ou de aplicar métodos de remediação inadequados, o que agrava o problema e aumenta os custos.
Então, precisa de ajuda? A Horizonte Ambiental está aqui para te auxiliar. Clique aqui e fale com um de nossos consultores. Estamos prontos para atender você!
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!