Ter o financiamento negado pode ser bastante desanimador. Afinal, sem a aprovação do crédito, fica mais difícil reunir o valor necessário para a compra – o que prejudica o planejamento de quem está tentando contratar.
Por isso, é importante se preparar para a solicitação e entender quais os principais motivos interferem na análise do seu perfil nas instituições bancárias.
Neste post, separamos algumas causas comuns que levam a um financiamento reprovado – como à falta de estudo de avaliação preliminar. Aproveite a leitura.
Financiamento bancário é uma modalidade de crédito oferecida por instituições, como bancos e cooperativas de crédito. Ele permite que indivíduos e empresas obtenham recursos para realizar investimentos específicos, como a compra de imóveis, veículos ou até mesmo para financiar projetos empresariais.
Ao contratar um financiamento, o valor emprestado deve ser utilizado conforme especificado no contrato. No entanto, a concessão desse crédito depende de uma avaliação de perfil, e há situações em que o financiamento pode ser recusado.
Há diversas situações que podem levar à reprovação de um financiamento por qualquer banco. Compreender as causas é o primeiro passo para aumentar suas chances de obter uma resposta positiva.
Uma dessas é a falta de um estudo de avaliação preliminar do imóvel – que verifica o histórico de uso e ocupação do imóvel, tanto no passado quanto no presente.
Basicamente, essa avaliação envolve a coleta de dados existentes (como o histórico do imóvel e estudos sobre o meio físico) e uma inspeção detalhada da área (com vistorias e entrevistas). Esses dados ajudam a criar o Modelo Conceitual Inicial da Área (MCA).
De acordo com o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (3ª edição), os objetivos específicos dessa etapa são:
Portanto, sem a avaliação preliminar, o financiamento bancário pode ser negado, pois a instituição financeira precisa assegurar que o imóvel não apresenta riscos legais e ambientais – muitas possuem regras que proíbem o financiamento de imóveis em áreas contaminadas.
A Constituição Federal garante a todos o direito a um meio ambiente equilibrado, além do direito de propriedade e sua função social. O Registro de Imóveis tem a missão de reunir todas as informações relacionadas aos bens imóveis.
Há uma ligação importante entre meio ambiente, propriedade imobiliária e Registro de Imóveis. As informações, direitos e restrições ambientais registradas na matrícula do imóvel, garantem a publicidade ambiental, a segurança jurídica e econômica, e a preservação do meio ambiente.
A matrícula de cada imóvel deve conter todas as informações relevantes e necessárias, oferecendo à comunidade elementos para identificação objetiva e subjetiva do bem.
Isso inclui todos os ônus ambientais que afetam o direito de propriedade, influencia a valorização do imóvel e determina o cumprimento de obrigações legais, judiciais ou administrativas impostas ao proprietário.
A Horizonte Ambiental possui uma equipe experiente na elaboração de estudos prévios de avaliação ambiental, conforme as exigências da CETESB e de outros órgãos ambientais responsáveis. Esses estudos são fundamentais para a aprovação de projetos.
Além disso, a empresa desenvolve estratégias técnicas para o correto gerenciamento ambiental da área, garantindo que todas as normas e regulamentos sejam cumpridos.
Então, precisa de ajuda? Clique aqui, e entre em contato agora com um de nossos consultores ambientais.
Telefone Fixo: (19) 3604-3682
Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934
E-mail: [email protected]
Fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental
Solicite Já O Seu Orçamento no WhatsApp!